Você está aqui
Home > Utilidade Pública > 19º Encontro das Américas, Europeu e Africano de Cultura e Capoeira

19º Encontro das Américas, Europeu e Africano de Cultura e Capoeira

O evento reúne mais de 300 capoeiristas de 22 países e o ponto alto é o show de arte, cultura, dança, música, folclore e muita capoeira no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Redação com informações de agências –

Começa hoje (4) o 19º Encontro das Américas, Europeu e Africano de Cultura e Capoeira. O evento reúne mais de 300 capoeiristas de 22 países e o ponto alto é o show de arte, cultura, dança, música, folclore e muita capoeira no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, dia 8 de dezembro, às 20h. No sábado (9), um batizado vai graduar crianças e adultos, na Escola Parque da 304 Norte, às 9h.

Show Brasil de Raízes

Puxada de Rede, Maculele, Orquestra de Berimbaus, Capoeira, Maracatu e Jogo dos Velhos Mestres. A história da Capoeira é contada no Show Brasil de Raízes buscando retratar toda a riqueza, a essência e a história dessa luta que é ao mesmo tempo uma das manifestações culturais mais plurais da história do Brasil. O Show de Capoeira reúne música, o jongo, o xaxado, o samba de roda, agrega dança, Maracatu, Maculele, Puxada de Rede, e retrata a história da nossa cultura com poesia, por meio das suas ladainhas.

Roda de Capoeira

Durante a semana, a partir de hoje (4), estão programados treinos com visitantes como o Mestre Papagaio, de Recife, que também dirige uma quadra de Maracatu no estado. Mestre Davi vem de campinas e o professor Curo de Nova Iorque. Nos dias 4 e 6 de dezembro, estão previstos dois treinos com rodas de capoeira na sede do Raízes do Brasil, na Escola Parque da 313/314 Sul com os Mestres Davi e Ralil (idealizador do Raízes do Brasil). No dia 5, terça, o treino será em Vargem Bonita, com o Professor Curu. Na véspera do show, dia 7, Mestre Papagaio puxa o treino com uma grande roda na Escola Classe da 410 Sul. Todos os dias, os treinos começam às 19h30.

O Grupo

O Grupo Raízes do Brasil levou o nome da arte marcial brasileira para o mundo. Tem escolas espalhadas por 11 estados americanos, entre eles: Monterrey, Califórnia, Santa Bárbara, Santa Cruz, Los Gatos, San Francisco, Los Angeles, Santa Bárbara. O Raízes está representado também na Itália, Venezuela, Suíça e São Tomé e Príncipe e Angola. No Brasil, o grupo tem escolas em cento e dez cidades brasileiras. Em 1980, o Mestre Ralil criou o Grupo Raízes do Brasil. O fundador da entidade participa dos treinos, batizados, eventos mundiais e acompanha de perto o trabalho dos professores para que o grupo seja sinônimo de seriedade e compromisso com a história e arte da capoeira enquanto símbolo nacional. Vale destacar que um dos trabalhos mais expressivos e importantes projetos que o Centro Cultural Raízes do Brasil desenvolve é com crianças das escolas da rede pública de ensino e de áreas carentes do DF. “Temos grandes exemplos de pessoas que mudaram o rumo de duas vidas com a capoeira e isso que mais motiva e gratifica.”

Grande Show Brasil de Raízes

Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Dia 8 de dezembro, 20h

Ingresso: 1 KG de alimento não perecível (exceto açúcar e sal)

Contato: Felina (61)99524-0880 e Mestre Banjo (61) 99543-6651

Deixe uma resposta

Top