ACIC divulga nota

NOTA À IMPRENSA E A SOCIEDADE DO DF

A pacto da governabilidade e o desafio de manter o DF funcionando

O governador eleito do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, afirmou em coletiva a imprensa que a situação administrativa do GDF é muito pior do que ele imaginava. Segundo a equipe de transição do novo governo o diagnóstico realizado demonstra um desequilíbrio financeiro entre receitas e despesas. Para Rollemberg só com um pacto de governabilidade que envolva a Câmara Legislativa, o Ministério Público do DF e Território, o Tribunal de Contas do DF e a sociedade, será possível para enfrentar tal cenário. Para o novo governador o aumento exponencial dos gastos, que muitas das vezes não tinha a previsão de receitas, podendo levar os brasilienses a correm o risco de em 2015, com o encerramento de contratos, a não terem garantidos serviços essenciais à sociedade.

Para a Associação Comercial de Ceilândia, aqui reside o ponto crucial de um pacto de governabilidade que se traduz inquestionavelmente no desafio de articulação do novo governo em manter o Distrito Federal funcionando, apesar dos pesares. Um pacto que venha envolver diversas instâncias do Estado e o apoio da sociedade só será efetivo quando a população perceber que o governo eleito no exercício administrativo diário está promovendo o funcionamento da máquina governamental com corte responsável de gastos com o fito de manter a paz social e a fluidez de serviços essenciais como educação, segurança pública, saúde pública, mobilidade, limpeza de lixo doméstico, limpeza urbana, manutenção de programas sociais, combate a grilagem e a proteção das terras públicas.

A descentralização das atividades de governo, centrada no Plano Piloto de Brasília onde se consome muitos recursos com alugueis privados para a instalação e funcionamento de órgãos do GDF pode ser um meio de melhoria da gestão da coisa pública e deve ser atacado de imediato como medida de contenção de despesas com a conclusão do centro administrativo do GDF entre Ceilândia e Taguatinga de forma a reduzir os vultuosos gastos com alugueis e a promoção consequentemente da aproximação dos serviços de governo de 70% da população do DF.

A redução do número de secretárias e a consequente extinção dos cargos em comissão são sinalizadores de que a austeridade propalada pode vir para ficar. O novo secretariado do governo Rodrigo Rollemberg foi anunciado, todos os escolhidos tem um viés técnico, cabendo ai um preocupação visto que o tecnicismo se não for bem dosado pode comprometer o desejo de um pacto de governabilidade frente ao componente político que todo acordo produz.

O novo governador eleito afirma que apesar das dificuldades, é possível encontrar uma saída para manter o DF funcionando. A Associação Comercial de Ceilândia, caixa de ressonância do setor produtivo de Ceilândia, também acredita que a força do empreender tem por combustível os problemas diários que ao serem eficientemente enfrentados e administrados se transformam em oportunidades que se desvelam e se revelam na melhoria da qualidade de vida e no atendimento das expectativas que cada cidadão nutre em seu interior no que tange ao desenvolvimento social, econômico e politico do Distrito Federal.

Clemilton Saraiva
Presidente da Associação Comercial de Ceilândia – Acic Ceilandia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui