Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/a/ba/fb/site1371517047/public_html/wp-content/plugins/wp-twitter-timeline/wp-twitter-timeline.php on line 236
Você está aqui: Capa / Brasília / Israel Pinheiro

Israel Pinheiro

Juscelino Kubitschek escolheu seu amigo Israel Pinheiro (foto) para presidente da Novacap. Veio para Brasilia podendo ser demitido a qualquer momento.
Presidia na Câmara dos Deputados a mais importante comissão da Casa. Aceitou o convite e veio para Brasilia de mala e cuia. Comandou a  construção da nova capital.
Usava toda a disposição que o presidente JK lhe confiava e deu conta do recado.
Nasceu no dia 4 de janeiro, de 1896 na cidade de Catés. Exerceu o cargo de Secretário de Agicultura, Viação e Obras Públicas. Ainda jovem foi eleito prefeito de sua cidade. Naquela época a oposiçao não pagava contas ao governo. Chamou eletricista. Quando este estava cortando a luz o dono da casa gritou:”desça daí, senão eu lhe mato”.
     Israel perdeu o primeiro embate. Persistente, encontrou na rua um homem baixinho, filho de incesto. Deu alicate e escada. A ordem foi a mesma. Estava no alto,e recebeu a mesma advertencia do devedor. Falava mal, fez sinal. Ao receber a descida ou tiro, resmungou. “Estou cumprindo ordem do chefe”.
     Na discussão dono da casa deu-se por vencido. Alicate na mão e escada no ombro o homem atendeu ao pedido do dr. Israel Pinheiro. Nessa época morava em Caetés com a familia. Dona Coracy o acompanhou a Brasilia durante o tempo em que aqui viveu. Dava apoio ao marido.
     Israel foi morar na Granja do Ipê. Não faltou humor dos funcionários. Espalharam que Israel morava na Chacara do Ipê, que traduzia Israel Pinhero. Mandou pintar um quadro bem colorido com ipê amarelo, e pôz abaixo o nome Granja do ipê. Israel tinha bom humor e não aceitava tratamento de exploração de sua imagem.
     Quando chegou a Brasilia o primeiro caminhão de televisão da Tupy, do Rio foi visitar o dr. Israel. A resposta era “eu não sou vedete de ninguém”. Procurem o JK, que gosta disto. Jairo Valadares e eu famos ao Catetinho, onde encontramos JK e  fizemos a foto. Ainda hoje o Brasil conhece a foto e o fato.
     Ainda no Rio, Ney Ururahy acompanhava o dr Israel. Veio a Brasilia como    participannte da Divisão de Pessoal. Aqui mudou de cargo.  Foi Ney Ururahy o autor da primeira folha de pagamento da Novacap. Folha de papel pautado, nomes e quanto a receber.
     Assim começou a história da construção da nova capital. Israel havia sido Secretário de Viação e Obras Publicas, e primeiro superintendente da Vale do Rio Doce. Deputado, firmou sua vida como homem sério e trabalhador.
     Certa vez verificava o estado de construção da primeira pista do aeroporto. Atrás, falava o engenheiro Atualpa da Silva Prego. Para concordar com o presidente da Novacap balançava a cabeça e o braço, como fosse contra o que Israel dizia. Distante, o pessoal da Novacap passou a admirar a coragem do Ataualpa. Passou a ser o Homem.
     Doutor Israel Pinheiro era homem duro e cumpridor dos deveres. Pedia a todos o mesmo comportamento. Certa vez mandou pintar o teto do Brasilia Palace de preto. Oscar Niemeyer viu e não gostou. Chamou chofer do jipe e voltou para o Rio. JK em Belo Horizonte mando que fosse interrompida a viagem. Oscar obedeceu e foi falar com JK em Belo Horizonte. Estava com raiva e deixava Brasília. Trocava-a pelo Rio.
     JK atencioso convenceu Oscar Niemeyer a voltar a Brasilia. Ainda com raiva, Oscar Niemeyer, que gostava do Israel Pinheiro, voltou e mandar retirar o preto do teto.
     Israel Pinheiro era homem de posições assumidas. Quando sentia que desagradava a companheiro, conversava e dava razão Afinal havia muita coisa a fazer na futura capital do Brasil. Era enérgico, porém humano. (Foto: mg.gov.br)

 

Fonte: Blog do  Ari Cunha

Compartilhe:

    Sobre juniorcr

    Um comentário

    1. Grande homem, grande gestor público e honesto, coisa difícil nestes governos atuais.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

    *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    *

    Scroll To Top