Sindicato dos Jornalistas de Brasília abre as portas para blogueiros em ‘Encontro de Novas Mídias’

sindicatodosjornalistaBlogsA última semana foi emblemática para as novas mídias na capital federal. Na quinta-feira, 02 de julho, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal – SJPDF e o Movimento Social dos Blogueiros de Brasília – MBB, reuniu cerca de 100 profissionais, que trocaram experiências sobre as novas tendências do segmento, a sustentabilidade e as necessidades de capacitação técnica para ampliar ações, na sede do sindicato, no SIG.
“Nosso objetivo é estar próximos às novas mídias, ajudando a levar informações de utilidade pública e de serviços para a população”, destacou ochefe-adjunto de Comunicação, Ricardo Taffner. A abertura foi realizada pelo coordenador geral do sindicato, Jonas Valente; pelo coordenador do Movimento Social dos Blogueiros de Brasília, Eldo Gomes; e para abordar o tema “novas mídias”, o jornalista ‘Luciano Lima’, que falou da inovação – na web – que a Rádio Federal.

“O sindicato dos Jornalistas de Brasília está de portas abertas para os jornalistas da web. E, para às novas mídias. Um dos nossos papéis é ajudar na capacitação”, conta Jonas Valente, da coordenação do SJPDF.
O auditório do Sindicato, em noite memorável, foi palco de várias colocações e debates, que mostram o compromisso dos profissionais da mídia online com Brasília. Muito além da valorização e reconhecimento, querem se engajar na luta pelo acesso a democratização da internet, não só no centro, mas nas diversas regiões do DF.
“Ainda falta reconhecimento do segmento público e privado. É preciso um olhar atento a estes canais de comunicação. Juntos, são mais de 1 milhão de brasilienses. É preciso fazer a contratação de publicidade, pelo acesso total e sua impressão no todo”, conta o blogueiro Ataíde, que explanou sua insatisfação com o pagamento de publicidade por impressões.
O evento foi em formato roda de conversa, abrindo o diálogo com os blogueiros, jornalistas da web, youtubers e profissionais presentes, dando a oportunidade para todos colocarem seus posicionamentos e interagir com o coletivo de blogs.
“Eu acho que o governo de Brasília, de maneira democrática, deve ficar atento aos blogs. O trabalho precisa de incentivo e há uma lei, da Luzia de Paula, que destina o mínimo de 10% pra categoria e precisa ser cumprida”, conta Kelly Brasil, relações públicas do MBB.
O próximo encontro do Movimento dos Blogueiros de Brasília será na quarta-feira, 12 de agosto, com o presidente do Tribunal de Contas do distrito Federal – TCDF, para estreitar os laços dos jornalistas da web, com o judiciário local. “O diálogo é importantíssimo na luta e na construção de políticas públicas para os setor”, conta Eldo Gomes, coordenador do MBB.

 

 

Fonte: Cultura Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui