4ª Unidade Móvel de Saúde da Mulher começa a atender em Arniqueiras

0
13
 

Mais de 100 mil exames foram realizados nas três carretas da SES

 

 

Fotos: Renato Araújo

As moradoras de Arniqueiras, próximo a Águas Claras, têm a oportunidade de fazer ecografias e mamografia na quarta Unidade Móvel de Saúde da Mulher. Até a próxima quinta-feira, 12, a nova carreta da Secretaria de Saúde do Distrito Federal ficará estacionada em frente à Prefeitura Comunitária.

A nova unidade móvel foi entregue à população pelo governador Agnelo Queiroz, numa solenidade que comemorou também os 100 mil exames realizados nas três carretas em funcionamento no DF. “As três unidades juntas já fazem mais exames do que todos os nossos hospitais”, salientou o governador ao comemorar a alta produtividade do serviço móvel.

O secretario de Saúde, Rafael Barbosa, destacou a eficiência do modelo de atendimento que, segundo ele, vem sendo copiado por outros estados brasileiros. “Essa é uma modalidade nova de fazer saúde. Nosso programa é o maior serviço de prevenção ao câncer do país”, disse.

Entre as muitas mulheres que recorreram à Carreta em busca de exames estava a dona de casa Elza de Oliveira, 42 anos. Com um nódulo no seio, ela aguardava para fazer mamografia e ecografia. “Já tinha o pedido médico e fiquei satisfeita em poder fazer os exames perto de casa, sem demora”, afirmou.
A nova Carreta da Mulher acompanhará as ações do GDF Junto de Você e outras iniciativas promovidas pela SES/DF. De Arniqueiras, a carreta seguirá para o Gama, na sexta-feira (13), onde permanecerá até o dia 18 de dezembro, para realização de exames como mamografias e ecografias. Os preventivos de câncer de colo de útero poderão ser feitos nos centros de saúde, de segunda à sexta-feira.

“A carreta é equipada com consultórios, sala de exames, espaço para coleta de material, aparelhos de mamografia e ultrassonografia. São feitas ecografias de tireoide, mamária, gestacional, transvaginal, abdômen total e pélvica”, explica a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo.

Desde o dia 8 de março de 2012 nas três carretas da mulher foram feitos 103.210 exames. Desse total, 35.341 são mamografias, 36.677 ecografias e 31.192 preventivos. “É uma satisfação chegarmos a esse quantitativo. Parabenizo, em especial, os enfermeiros da Atenção Primária das Regionais de Saúde pelo empenho na realização dos preventivos”, declara Rosalina.

A carreta da mulher disponibiliza 150 exames por dia. São 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer de colo de útero. Mulheres que necessitam fazer os exames devem apresentar documento de identidade, CPF e cartão do SUS. Quem não possuir o cartão deve levar os documentos de identificação. Para exame de ultrassonografia é necessário apresentar requisição médica, feita nas unidades de saúde da SES.

A Carreta 1 encerrou nessa segunda-feira (9) 15 dias de atendimentos em São Sebastião e segue para Sobradinho II, ao lado da Administração Regional, onde ficará a partir desta terça-feira (10) até o dia 20 de dezembro. A Carreta 2 fica no Cruzeiro Velho, ao lado do Centro de Saúde nº14, até sexta-feira (13). Segunda-feira (16) seguirá para a Vila Planalto e ficará estacionada até dia 20 de dezembro próximo ao Centro de Saúde nº15. A Carreta 3 está na Vila Telebrasília, ao lado da igreja católica, e encerra as atividades no dia 20 de dezembro.

Por Celi Gomes, da Agência Saúde DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui