Lançamento do filme ocorreu dia 21/12, no Cine e Brasília, e teve o
patrocínio da Terracap
Na manhã da quinta-feira, 21/12, ocorreu a estreia do documentário Mudança Capital – Os pioneiros, dirigido por Núbia Santana e Pedro Daldegan. O média-metragem volta às origens da construção de Brasília e resgata o compromisso transformador de pessoas que motivaram uma das obras mais expressivas do século XX: o sonho de construir cidadania com a interiorização do desenvolvimento do país.
Para a cineasta Núbia Santana, é um prazer fazer esse projeto e mostrar o lado acolhedor da capital federal. “Esse documentário fala justamente das profecias que não se concretizaram, de que Brasília é uma cidade fria, sem alma. Pelo contrário, a capital é acolhedora, e é esse amor que nos moveu a fazer esse trabalho”, afirma.
O documentário apresenta depoimentos de pessoas que se aventuraram e colaboraram para a construção de Brasília, por meio de superação e luta. Entre os participantes estava Abrão Costa vale, um dos funcionários mais antigos da Terracap, que trabalhou por 56 anos como topógrafo.
A Terracap patrocinou o documentário. Na abertura, o diretor técnico da empresa, Carlos Leal, relatou a importância do trabalho da empresa desde a construção da capital. “A Terracap foi criada apenas em 1973, mas já desempenhava seu papel desde muito antes, quando éramos um departamento imobiliário da Novacap”, analisa. “Basta imaginar quando aqui (Distrito Federal) era apenas um cerrado e a Terracap fez a demarcação de cada prédio, casa e comércio, no sentido de definir onde cada um ficaria. O documentário traz o resgate desse trabalho que foi tão importante para nossa capital” conclui.
Maria Aparecida Cardoso Emediato é uma das participantes do documentário. Veio para Brasília em 1959 e deu aulas para crianças e adultos. Apaixonada pela cidade, ela ficou satisfeita em contribuir para o documentário. “Eu gosto demais de Brasília. Vivi aqui praticamente a minha vida toda, então, falar sobre isso foi bom”, diz.

