MAIS
    HomeNotasPEC do fim do foro completa 500 dias parada na Câmara dos...

    PEC do fim do foro completa 500 dias parada na Câmara dos Deputados

    Uma das principais bandeiras do Podemos no combate à impunidade, a PEC que acaba com o foro privilegiado no país, do senador Alvaro Dias (PR), completa mais de 500 dias sem ser votada pela Câmara dos Deputados. A proposta foi aprovada em 11 de dezembro de 2018 na Comissão Especial e desde então está parada e aguarda para ser levada ao plenário.

    Ao longo desse tempo, líderes do Podemos têm cobrado o presidente Rodrigo Maia para que coloque a matéria em votação.

    “Imaginem quantos casos de autoridades protegidas pelo foro prescreveram nestes 500 dias. Essa demora da Câmara dos Deputados em votar a PEC do fim do foro é letal para o combate à corrupção, pois mantém sob a proteção do foro privilegiado corruptos do passado e garante imunidade aos corruptos do futuro. É urgente votar essa PEC”, cobra o líder do Podemos na Câmara, deputado Léo Moraes.

    Em entrevista à imprensa, Rodrigo Maia confessou que a PEC já deveria ter sido colocada em votação.
    “Já deveria ter ido a voto, né?”, admitiu.

    Pela proposta, o foro por prerrogativa de função fica restrito a apenas cinco autoridades: o Presidente da República, Vice-presidente da República, Presidente da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. Atualmente, 54.990 pessoas têm foro especial no Brasil, de acordo com levantamento realizado pela Consultoria Legislativa do Senado.

    “Já era para a Câmara ter votado. Seríamos todos iguais perante a lei. As autoridades estariam sendo julgadas em primeira instância, e teríamos um espaço maior para a renovação política, pois muitos dos atuais parlamentares estariam impedidos de disputar eleição”, assinala o autor da PEC, senador Alvaro Dias.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img