MAIS
    spot_imgspot_img
    HomeDistrito FederalDeputado Sardinha realizará audiência pública em homenagem ao Padre Aleixo Susin criador...

    Deputado Sardinha realizará audiência pública em homenagem ao Padre Aleixo Susin criador da Via Sacra de Planaltina

    Em reconhecimento ao idealizador e criador da tradicional encenação da Paixão de Cristo, que acontece no Morro da Capelinha, em Planaltina do Distrito Federal, o Pároco Aleixo Susin, que faleceu em março deste ano, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promove audiência pública remota. O encontro virtual, de autoria do deputado Reginaldo Sardinha (AVANTE), acontecerá na próxima sexta-feira(16), às 19 horas e pode ser acompanhada Ao Vivo pelo canal TV Web CLDF, no Youtube ou no E-democracia (www.edemocracia.cl.df.leg.br/).

    A lembrança que recebeu o tema: “Um sonho que se tornou realidade: a Via Sacra de Padre Aleixo Susin”, tem como objetivo o resgate da história cronológica e reconhecimento do espetáculo. Por ser considerada uma das mais expressivas encenações religiosas de tradição dos brasilienses.

    Nesse intuito, o parlamentar autor da atividade, defende a necessidade de encontrar formas de “apoio ao grande evento religioso”. “A primeira vez que acompanhei pessoalmente a apresentação fiquei impressionado com a amplitude de tudo. Estamos falando de organização, dedicação, empenho e principalmente de devoção daqueles quase 1.400 integrantes que integram a produção”, revela.

    Para Sardinha, é “muito” importante que a CLDF reconheça dessa forma a Via Sacra do Morro da Capelinha. “Nós devemos todo agradecimento ao querido Padre Aleixo por nos presentear com essa belíssima herança cultural”, avalia o distrital.

    Reconhecimento

    Realizada pela primeira vez em 1973, a Via Sacra celebra, por meio de uma peça teatral toda cronologia que marca a vida de Jesus Cristo: começando pelo julgamento e crucificação, até a ressurreição do filho de Deus. Hoje, reúne milhares de pessoas e movimenta financeiramente, o valor aproximado de 500 mil reais para o comércio de Planaltina.

    Com tamanha proporção, autenticidade e perfeccionismo, os reconhecimentos foram alcançados, em 27 de abril de 1987, por meio do Decreto 10.339, o espetáculo foi inserido no Calendário Geral de Eventos do Governo do DF.

    No ano de 2008 foi instituído como patrimônio cultural e imaterial de Brasília, pelo Decreto 28.870.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img