Numa análise política fria, o maior beneficiado com a saída de José Roberto Arruda (PL) da disputa para a Câmara dos Deputados, é Rogério Rosso (PP) que concorre à deputado federal.
Os servidores púbicos do Distrito Federal gostam e respeitam Rosso, que sempre os defendeu, enquanto governador e deputado federal. Agora, sem Arruda, a maioria do eleitorado do ex-governador tende a caminhar com Rosso.
Se Rosso já estava bem cotado no PP, com a saída de Arruda, agora tem tudo para ser o mais votado do partido nas eleições de domingo.
O eleitorado não segue mais o partido, mas sim, o candidato. Portanto, o PL vai perder milhares de votos que seriam dados a Arruda, e o PP deverá, graças a Rosso, receber boa parte deles.