Empresa lança edital para patrocínio a projetos de inclusão sociodigital específico para mulheres e oferta apoio em serviços públicos às participantes do evento dos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília
Com uma agenda centrada em práticas ambientais e sociais, o Serpro está alinhado aos objetivos da Marcha das Margaridas, que busca lutar contra retrocessos sociais, promover a equidade de gênero, combater o racismo e assegurar os direitos humanos e preservar o meio ambiente. O evento reúne mulheres do campo e da floresta, representando um importante movimento em prol de um Brasil mais justo e inclusivo. A concentração da Marcha será no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, que contará com Wi-Fi gratuito provido pela empresa.
Compromisso social Serpro
A participação da empresa marca o lançamento do Edital Agora 2M, que vai viabilizar o total de um milhão de reais para patrocinar projetos de inclusão sociodigital para Mulheres Minorizadas. O Serpro também disponibilizará uma equipe de profissionais para orientar a criação de contas na plataforma Gov.br ou a evolução destas para os perfis prata e ouro. Outra iniciativa importante será a oferta gratuita de certificados digitais em nuvem a empreendedoras rurais.
Para a superintendente de Comunicação e Marketing do Serpro, Loyanne Salles, a participação da empresa na Marcha reforça sua missão de utilizar a tecnologia como um instrumento de inclusão e transformação social. “Assim como o Programa Agora, a participação do Serpro na Marcha é um ato de confirmação do nosso compromisso com a sociedade na construção de um país mais inclusivo, igualitário e sustentável, onde a tecnologia é uma aliada na transformação positiva de vidas e comunidades”, declara Loyanne.
Por meio de iniciativas como a do Programa Agora, o Serpro estabelece ações de investimento social privado e alinha-se às diretrizes da Agenda ESG. Para Regina Faria, gestora de Responsabilidade Social, “em um cenário em que a tecnologia desempenha um papel central na vida das pessoas, o Serpro entende que seu compromisso com a inclusão sociodigital é fundamental para impactar à sociedade positivamente”, afirma. A empresa também já lançou edital com as mesmas características voltado a pessoas trans e travestis, o Agora 3T.
Serviços oferecidos pelo Serpro na Marcha das Margaridas
Edital Agora 2M: Durante a Marcha, o Serpro lançará o Edital Agora 2M, um convite para projetos de inclusão social que utilizem tecnologia da informação voltados a mulheres negras, indígenas, quilombolas, ciganas e outras comunidades em situação de vulnerabilidade. O programa visa fomentar iniciativas que contribuam para a equidade de gênero, o empoderamento e a melhoria da qualidade de vida desses grupos.
Plataforma Gov.br: Profissionais do Serpro estarão disponíveis para auxiliar as participantes da marcha na criação de contas na plataforma Gov.br, que concede acesso a mais de 4 mil serviços públicos digitais. Além disso, as mulheres serão orientadas sobre como migrar suas contas para os níveis prata e ouro, que garantem maior segurança e ampliam uma gama de serviços disponíveis.
Certificado Digital em Nuvem: Empreendedoras rurais terão a oportunidade de obter gratuitamente o NeoID, certificado digital em nuvem desenvolvido pelo Serpro. Com o NeoID, o celular se transforma em um token de certificação digital, possibilitando, por exemplo, a assinatura de documentos de forma prática e segura.