Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados, Rafael Prudente (MDB-DF) disse nesta segunda-feira (20) que o Brasil fará “um belíssimo evento” com a COP30, mostrando as leis ambientais do país e o trabalho para preservação de florestas no território brasileiro, mas que, no momento, é preciso também cobrar que outros países façam sua parte na preservação de biomas e enfrentamento das mudanças climáticas.
“Normalmente os países que mais cobram o Brasil são aqueles mais devastados, aqueles que não cumpriram com o seu papel, não cumpriram com a sua parte, e agora ficam exigindo determinadas posturas do Brasil”, acrescentou, em entrevista ao SBT News.
A COP30 é a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas e ocorrerá em Belém, no Pará, em novembro de 2025.
De acordo com Rafael Prudente, a tragédia no Rio Grande do Sul provocada pelas fortes chuvas que atingiram o estado reforçam a necessidade de se discutir projetos no Congresso para combate às mudanças climáticas. O parlamentar pontua que o enfrentamento dessas alterações nos padrões de temperatura e clima é uma pauta prioritária do Congresso Nacional.
“Tivemos a aprovação de uma série de processos, desde energia limpa à questão da agricultura, pecuária, discutida no Congresso Nacional no ano passado. Então, certamente essa será uma pauta prioritária para a Câmara dos Deputados de uma forma específica e da nossa Comissão de Meio Ambiente”, acrescenta.
*Com informações do SBTNEWS