Petista, o deputado distrital Gabriel Magno (PT) (foto) fez, do alto de um carro de som, ampla defesa da legalização do consumo de maconha. Em vídeo que circula nas redes sociais, Gabriel Magno diz durante a Marcha da Maconha, ocorrida no domingo (26/5): “Hoje nós temos na Câmara Legislativa a bancada da maconha”. E acrescentou em seu discurso: “Defender significa desencarcerar a juventude negra que é alvo hoje da política de drogas no Brasil, que é a política de criminalização”.
Gabriel Magno diz que é preciso defender a rejeição da PEC 45 — que criminaliza o porte e o consumo de entorpecentes e drogas afins. O petista disse que há no Congresso hipócritas que fazem uso de maconha, que são os traficantes, com helicóptero.
Em vídeo nas redes sociais, o deputado federal Sóstenes Cavalcante, que é 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados, afirma que vai processar o deputado distrital Gabriel Magno para que aponte quem são os traficantes do Congresso. Ele também sustenta que o petista está fazendo apologia ao consumo de drogas, o que é crime.
Neófito na política, professor do ensino médio e pupilo da ex-distrital Arlete Sampaio, de quem foi chefe de gabinete, Gabriel Magno deveria visitar casas de recuperação de viciados em drogas para ver de perto o efeito nocivo que provoca nas pessoas. Ou visitar Los Angeles (EUA).
Ver um professor de ensino médio da Secretaria de Educação do DF defender o consumo de drogas, é definitivamente o fim da picada.