Elisa Araújo (PSD) foi reeleita prefeita de Uberaba (MG), neste domingo (27), ao vencer a disputa de 2º turno na cidade. Seu principal adversário era Tony Carlos (MDB). Com 100,0% das urnas apuradas, Elisa Araújo teve 55,6% dos votos, contra 44,4% de Tony Carlos.
O resultado é uma vitória para o governador Romeu Zema, que apoiou a candidatura de Araújo. Durante a campanha para o 2º turno, a atual prefeita também recebeu o apoio do presidente do Solidariedade-MG, ex-partido da gestora, o deputado federal Zé Silva. Com esta vitória, Elisa Araújo vence Tony Carlos pela 2ª vez consecutiva.
Em 2020, a arquiteta e o jornalista concorreram ao executivo de Uberaba, quando Elisa venceu e se tornou a 1ª mulher a ocupar o cargo no município do triângulo mineiro. A cidade de Uberaba possui 340.277 habitantes.
Confira a trajetória de Elisa Araújo
Nascida em Brasília, a prefeita de Uberaba se mudou para a cidade quando tinha 11 anos. Atuou na iniciativa privada por meio de uma loja de calçados do pai. Em 2010, assumiu a direção do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra) e, de 2013 a 2020, esteve à frente do Sindicato dos Calçados de Uberaba. Elisa também já foi presidente da Federação Regional da Indústria Vale do Rio Grande.
Arquiteta e urbanista, além de especialista em gestão, Elisa Araújo foi a primeira mulher a assumir o cargo de chefe do Executivo na cidade do Triângulo Mineiro. Em março deste ano, ela trocou o Solidariedade, partido pelo qual se elegeu prefeita em 2020, pelo PSD, de olho nas eleições municipais. Na ocasião, a chefe do Executivo informou que a decisão foi tomada após um diálogo com aliados políticos, entre eles o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o vice-governador, Mateus Simões (Novo).