Além de atendimentos do Na Hora e de outros órgãos públicos, a 43ª edição do programa da Secretaria de Justiça e Cidadania levará a cidade atrações natalinas, com a presença do Papai Noel
A última edição deste ano do programa GDF Mais Perto do Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), desembarca na Praça do Trabalhador ao lado da Administração Regional de Ceilândia, nesta sexta-feira (13), das 9h às 16h, e no sábado (14), das 9h às 12h. A 43ª edição traz um especial de Natal: além de atrações e caracterização natalina do espaço, está prevista a participação do Papai Noel e uma área recreativa para crianças.
Reforçando ainda o espírito natalino, o evento contará com o “Varal Solidário”, um bazar onde qualquer pessoa pode escolher até três peças entre roupas e calçados sem pagar absolutamente nada. São mais de três mil peças disponíveis, fruto das arrecadações das campanhas solidárias realizadas pela pasta ao longo deste ano.
“São todos os tipos de peças: blusas, calças, vestidos, tênis e muitas roupas infantis. É um natal antecipado, que consolida este programa que já realizou 300 mil atendimentos desde que foi instituído como ação do governo em 2023. Isso fortalece a cidadania com a possibilidade de acesso a serviços públicos e outras ações para a população com trabalho itinerante pelo Distrito Federal”, destaca a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
A população ainda contará com os atendimentos do Na Hora e da Polícia Civil, além de serviços ofertados por outros órgãos públicos do Governo do Distrito Federal (GDF). Também serão oferecidos serviços de saúde, vacinas para os pets, apresentações artísticas, atividades para crianças e ações voltadas para beleza e bem-estar.
Carreta da tecnologia
Outra novidade nesta edição, será a abertura das inscrições para do Curso Brasil IA, que poderão ser feitas na sexta (13) e sábado (14) na carreta da tecnologia, que ficará estacionada no espaço onde ocorrerá a ação. Os cursos começarão no dia 6 de janeiro de 2025, no mesmo local. O programa visa democratizar o acesso ao conhecimento sobre IA, promovendo o aprendizado de tecnologias emergentes em várias áreas, como machine learning, visão computacional, processamento de linguagem natural, dentre outras. É uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti), focada no desenvolvimento e na capacitação de profissionais em inteligência artificial.
Programação voltada às mulheres
O evento mantém o sucesso das duas últimas edições, que é curso destinado às grávidas e mães de recém-nascidos no projeto Nasce uma Estrela. A iniciativa leva às futuras mães informações sobre os cuidados que devem ter com os bebês, sobre como tratar as cólicas, como fazer o aleitamento correto e como as mães podem preservar a qualidade de vida no pós-parto. Ainda dentro desta programação voltada às mulheres, o evento terá um espaço exclusivo ao Direito Delas, programa da Sejus que dá orientações para a prevenção de violência contra as mulheres.
Casamento Comunitário
Quem mora em Ceilândia e quer aproveitar a primeira edição do casamento comunitário de 2025, em março, deve comparecer neste fim de semana para fazer a inscrição, num procedimento bem rápido. O programa arca com todas as despesas cartoriais envolvidas, o que é motivo de muita procura pelos casais que já vivem juntos, mas sem a formalização da união estável. A certidão de casamento é fundamental para que os casais tenham acesso a diversos serviços, como financiamentos imobiliários.
GDF Mais Perto do Cidadão
Ceilândia
Data: sexta (13) e sábado (14)
Horário: sexta, das 9h às 16h; sábado, das 9h às 12h
Local: Praça do Trabalhador ao lado da Administração Regional de Ceilândia – St. M QNM 13