MAIS
    HomeBrasilEmpresas devem se preparar para impactos no varejo e serviços com a...

    Empresas devem se preparar para impactos no varejo e serviços com a reforma tributária

     

    Especialista analisa a regulamentação da reforma e faz alerta sobre o cenário empresarial

     

    A Câmara dos Deputados aprovou, por 324 votos a favor, 123 contrários e três abstenções, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/24, que regulamenta a reforma tributária. A proposta, que traz detalhes sobre regimes de isenção, devolução de tributos para consumidores de baixa renda (cashback) e mecanismos de arrecadação, segue agora para a sanção presidencial.

     

    Para Bruno Marangoni, advogado tributário na Nelson Wilians Advogados, a regulamentação confirma preocupações sobre o aumento da carga tributária. “A Câmara aprovou a regulamentação da reforma tributária promovida pelo Senado, não sem antes reduzir ou cortar desonerações trazidas pelos Senadores. Alegam os Deputados que, com os ajustes promovidos, há uma redução projetada de 0,7 ponto percentual sobre a alíquota do IVA dual (soma de CBS e IBS), com tributação de 27,8%. O receio trazido pelo texto inicial, no sentido de que a reforma acarretará aumento da carga tributária atual, vem se confirmando. A alíquota estimada, que já onera todo o sistema tributário nacional, ainda pode sofrer variações a depender da resposta da economia à reforma”, afirma

     

    De acordo com o especialista, os impactos serão sentidos em breve pelas empresas, especialmente nos setores de varejo e serviços. “As empresas irão sentir o impacto logo nos primeiros meses de vigência da reforma, com distorções a serem percebidas, principalmente, no setor de varejo e serviços. Será necessário adaptar-se a este novo cenário através de estudos e planejamentos tributários, atualizando as estratégias utilizadas e reavaliando os riscos para manter-se competitivo neste novo panorama”, completa

     

    Ainda segundo Marangoni, o texto prevê uma reavaliação das alíquotas em 2030 para garantir o máximo de 26,5%, mas até lá, as empresas precisarão se ajustar às mudanças trazidas pela reforma.

     

    Sobre a Nelson Wilians Advogados

     

    Com 25 anos de atuação no mercado, a Nelson Wilians Advogados (NWADV) está hoje em todas as capitais brasileiras e cidades estratégicas do interior do país, totalizando 29 escritórios, e conta também com representação em países da América Latina, América do Norte e Europa. Essa característica possibilita proporcionar aos clientes uma atuação jurídica ágil, moderna e eficaz nas mais variadas áreas do Direito, como direito empresarial, direito trabalhista, tributário, societário, penal estratégico, imobiliário, do agronegócio e com ações relacionadas à LGPD, entre outros. A NWADV conta hoje com aproximadamente 1.100 advogados contratados e cerca de 657 mil processos ativos sob sua responsabilidade.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img