Desde que o senador Izalci Lucas (PL-DF) apresentou uma proposta de emenda constitucional (PEC) para preservar e blindar o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), alguns agentes políticos resolveram atacá-lo indiretamente ao promover uma onda de fake news contra a proposta do senador.
A mentira veiculada diz que “o temor é que a PEC nº 1/2025 de Izalci ofereça a Lula uma terceira chance de tentar acabar com essa garantia de recursos para manutenção de serviços públicos de saúde, educação e segurança”.
O descondenado Lula, cujo pífio governo se aproxima de um inevitável impeachment antes que destrua de vez o país, não tem força política nas ruas, nos gabinetes e nas redes sociais e , portanto, não há como “temer” que Lula promova junto à sua base aliada (alugada com cargos, emendas e contratos), eventual ação contra a proposta da PEC do senador do DF no Congresso Nacional.
É sabido no Distrito Federal que todos os políticos da bancada parlamentar do DF no Congresso Nacional, além de ex-governadores e presidentes de partidos atuaram fortemente na defesa do FCDF.
A proposta de Izalci é uma inteligente resposta constitucional e política que dá um basta nas tentativas de “paraquedistas políticos” que tenham, no futuro, a intenção de retirar o dinheiro constitucionalmente destinado ao Distrito Federal.
Assim como os políticos do DF se uniram para defender o Fundo Constitucional, agora é a vez dos mesmos se alinharem ao senador Izalci Lucas para consolidar a PEC que efetivamente blindará e protegerá o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), garantindo recursos para saúde, educação e segurança por meio da correção anual dos repasses, com base na variação da receita corrente líquida da União.
Quem é contra a PEC nº 1/2025, é contra o DF.