Em época de eleições, o governo começa a trabalhar arduamente. No caso de Brasília ,quase 50 anos após sua construção, finalmente começam as obras para resolver os problemas no trânsito da cidade, que já é considerado por muitos especialistas como o terceiro maior do país (atrás de São Paulo e Rio de Janeiro).Mas as obras infelizmente vieram em um momento que podemos chamar de “Tarde Demais”… Claro que antes tarde do que nunca… Mas até o próximo ano (em média) a cidade irá passar por um sério problema de cabeça nas principais vias de acesso da cidade/DF.Eu por exemplo, atravesso a EPTG quase todos os dias. O trânsito que antes já era caótico, agora é invulnerável…Na saída do Guará, as obras para a construção do viaduto, travaram-se totalmente na área próxima ao Mc Donald’s e o Lúcio Costa; sair do Guará pela manhã é um grande sacrifício.A Estrada Parque Guará, na altura do zoológico, também travou, pelo fato da via ter de encontro várias outras estradas que no final funciona como um grande funil cada vez mais cheio, fato similar que acontece na via que liga a Asa Norte até a esplanada dos ministérios, que além de servir como funil de outras vias, ainda tem um grande número de sinais de trânsito, acidentes, entre outros.A EPTG, próximo ao SIA, o trânsito está pior do que já estivera um dia, os carros não andam mais devagar, mas ficam parados.Não é diferente da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), no sentido próximo a Águas Claras, onde os motoristas sofrem no sentido a Taguatinga depois do Lúcio Costa, devido a troca de faixas que de certa forma é bem demorada. Outro sério problema é no sinal de trânsito próximo a via de acesso a estrutural, onde o sinal funciona por pouquíssimo tempo e congestiona o trânsito nos dois sentidos. No sinal de trânsito abaixo do viaduto também sofre o mesmo problema, já que os carros que saem de Vicente Pires atravessam a pista em direção a Águas Claras, fechando a pista verticalmente/paralelamente, não deixando que os motoristas que vão para Taguatinga passarem. A área do viaduto é uma das mais congestionadas de toda a EPTG. No sentido plano piloto, a área próxima a residência oficial também está bem crítica tanto pela manhã, como próximo ao pôr do sol.A Via estrutural é uma das vias com menos problema no DF, apesar do trânsito mais pesado que o normal.E o pior de tudo, que além do congestionamento no trânsito de carros da cidade, no metrô não é diferente. O sistema metroviario além de mal projetado, as estações estão mal colocadas. O metrô ultrapassou as leis da física e sair de um trem não é mais andando, mas por osmose, em todos os horários. Sem contar que o metrô de Brasília é um dos mais demorados do Brasil.Os ônibus estão cada vez mais lotados em Brasília, barulhentos e chegou ao ponto de ônibus com as cordinhas (de sinal) destruídas e rasgadas. Sem contar que em certos bairros, um ônibus de um certo bairro para o outro, demora cerca de 1 hora ou até mais(Exemplo: Guará/Taguatinga; Nucleo Bandeirante/Plano; “Riacho Fundo/Taguatinga”; “Asa Norte/Cruzeiro”; “Cruzeiro/Plano;”).E o pior de tudo que o problema no trânsito, caso não houver atraso, irá terminar apenas em Abril de 2010… Enquanto isso, treinaremos a paciência.
Depoimento de Tomaz Filho
MINHA OPINIÃO: Em campanha, os candidatos ao GDF anunciam exaustivamente o que farão caso sejam eleitos, já no primeiro ano de mandato. Porém, na prática deixam para os últimos dois anos a grande soma de obras à serem executadas simultâneamente. Obras que atrapalham pedestres, motoristas, motociclistas, que perdem tempo e paciência em congestionamentos diários. O GDF poderia ter feito muita coisa já no início do mandato do . Muitos governos só fazem grandes obras em véspera de eleição. E mais: muitas obras que estão sendo executadas no DF não tem sinalização eficiente, o que têm causado imensos transtornos aos motoristas. E o Detran? Só serve para multar, enquanto seu diretor, Cesar Caldas, pensa no que ainda irá fazer. Funcionários já deram até apelido ao diretor carrancudo: Recruta Zero.
Depoimento de Tomaz Filho
MINHA OPINIÃO: Em campanha, os candidatos ao GDF anunciam exaustivamente o que farão caso sejam eleitos, já no primeiro ano de mandato. Porém, na prática deixam para os últimos dois anos a grande soma de obras à serem executadas simultâneamente. Obras que atrapalham pedestres, motoristas, motociclistas, que perdem tempo e paciência em congestionamentos diários. O GDF poderia ter feito muita coisa já no início do mandato do . Muitos governos só fazem grandes obras em véspera de eleição. E mais: muitas obras que estão sendo executadas no DF não tem sinalização eficiente, o que têm causado imensos transtornos aos motoristas. E o Detran? Só serve para multar, enquanto seu diretor, Cesar Caldas, pensa no que ainda irá fazer. Funcionários já deram até apelido ao diretor carrancudo: Recruta Zero.