O TCU (Tribunal de Contas da União) divulgou a lista de gestores do serviço público que tiveram suas contas julgadas irregulares. O Distrito Federal lidera o ranking de pessoas com ficha suja. Ao todo, são 707 responsáveis por 842 processos reprovados sem possibilidade de recurso. De acordo com a Lei da Ficha Limpa, eles devem ficar inelegíveis por oito anos a partir das eleições municipais de outubro de 2012.
Figura na lista dos notáveis da política brasiliense o atual diretor-geral do DER-DF (Departamento de Estradas e Rodagem), Fauzi Nacfur Junior, que se acha muito “importante” na condução do órgão.
Em março deste ano, o governador Agnelo Queiroz assinou um decreto de ampliação da Lei da Ficha Limpa no DF, proibindo a nomeação de candidatos a cargos comissionados que tenham ficha suja.
Segundo o secretário de Transparência e Controle do DF, Carlos Higino Ribeiro de Alencar, após a divulgação dos nomes, o governo já pediu a lista completa junto ao TCU para avaliar os três casos e verificar se há mais nomes de gestores do serviço público entre os citados pelo Tribunal.
— O GDF tem uma legislação específica para vedação da ficha suja. Qualquer pessoa que for considerada ficha suja não poderá ocupar esses cargos. Ocorre que o TCU encaminha essa lista para o Tribunal Eleitoral que irá analisar os nomes e dizer se há ou não irregularides.
De acordo com Higino, esses gestores citados serão convidados a prestarem esclarecimentos junto à comissão criada pelo GDF para analisar esses casos específicos. (Com informações do R7)
Veja aqui lista completa dos gestores com contas julgadas irregulares pelo TCU.

