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    TCDF FEZ AUDITORIA OPERACIONAL NO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO DO DF

    Em 2008, o Tribunal de Contas do Distrito Federal fez uma ampla e significatibva auditoria operacional no sistema de transporte público no DF. O resultado, é revelador e mostra a incompetência da secretaria de Transportes do DF , a omissão do DFTRANS, as deficiências no Metrô e no DETRAN nos últimos anos.

    Só para se ter uma ideia,   o relatório final da Auditoria constatou alguns pontos muito inquietantes. Veja aqui alguns trechos:

    – O diretor do DFTrans, Paulo Munhoz, informou que efetivamente não houve
    inscrição na dívida ativa de nenhum auto de infração de  2004 a 30.9.2008. A
    Diretoria Administrativo-Financeira do DFTrans informou o encaminhamento de 37
    processos para dívida ativa e a existência de outros 815 a serem encaminhados.
    219.

    – A empresa VIPLAN, apesar de ser a campeã no número de
    reclamações e autuações em 2008, 30% e 47,5% respectivamente, não consta em
    nenhum dos 852 processos de cobrança administrativa concluídos.
    – O Diretor do DFTrans estima em R$ 18,1 milhões a receita que o DF deixa de
    arrecadar devido à ausência de pagamento dos débitos dos operadores
    relativos a penalidades aplicadas nos últimos 5 anos (Despacho GAO/DOP e
    Of. 1886/2008-GAB/DFTrans).

    – A Secretaria de Estado de Transportes e o DFTrans apresentaram
    informações divergentes e inconsistentes sobre número de veículos da frota do
    STPC.

    No Ofício 247/2009-GAB/ST, de 06/03/2009, às fls. 183 a 191, seriam 1.942
    veículos, às fls. 192 a 199, seriam 1.866, às fls. 200, seriam 2.337. No Ofício
    1881/2008-GAB/DFTRANS, de 12/11/2008, o Diretor Operacional encaminhou
    cadastro informando a existência de 2.567 veículos na frota, enquanto a Gerência de
    Vistoria informou, por intermédio do Memo  nº 025/GV/DOP/DFTRANS/2008,  uma
    frota de 2.347 veículos (PT_016, PT_020a e PT_022).
    – Constatou-se que os dados cadastrais da frota de veículos que atuam
    no STPC têm inconsistências diversas, tais como: dados ausentes ou duplicados
    sobre placas, chassis, modelos, ano de fabricação e código do Renavan. (Memo
    Oficio 025/GV/DOP/DFTrans/2008 de 22/09/2008 e Ofício 1881/2008-Gab/DFTrans
    de 12/11/2008) (PT_017b e PT_020b).
    –  Em entrevista realizada na Diretoria de Tecnologia da Informação
    constatou-se que os dados do SIT/DF apresentavam defasagem de até dois anos.
    Segundo informações do SIT/DF relativas a viagens efetuadas nos meses de abril e
    maio de 2008, dados operacionais do SIT/DF estão incompletos e inconsistentes.

    – Os dados operacionais registrados são de baixa confiabilidade.  Exemplos de
    inconsistências encontradas nos dados analisados:
    a) 28 linhas transportaram passageiros sem ter qualquer  quilometragem
    realizada;
    b) 13 linhas com IPK12
    acima de 1000, o que é fisicamente impossível;
    c) 3895 viagens admitidas distribuídas em 265 linhas foram feitas com ônibus
    vazio, sem passageiro algum, o que é extremamente improvável; e
    d) Não se encontra no SIT/DF o reconhecimento de certas linhas com viagens
    legalmente compartilhadas entre duas operadoras permissionárias. Nessa
    situação, as viagens feitas por uma das operadoras não são admitidas no
    SIT/DF, implicando custos que não deveriam ser ressarcidos na Câmara de
    Compensação para uma das operadoras – linha 0310 empresas
    Planeta/Pioneira (PT_006c).
    -A baixa qualidade das informações gerenciais é causada por emprego
    de método impreciso de descrição da localização de paradas no cadastro respectivo;
    carência de recursos materiais para o monitoramento dos pontos/paradas; e ainda
    falhas no processo de registro e validação dos dados cadastrais da frota e dados
    operacionais no SIT/DF.
    –  Por efeito têm-se informações não confiáveis e intempestivas para
    gerenciar o sistema de transporte público.

    Em 2008, o secretário de Transportes era o deputado Alberto Fraga (DEM). Como se vê, há muito o que se investigar na secretaria de Transportes do DF, hoje comandada pelo ex-secretário-adjunto de Fraga, Gualter Tavares Neto.

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    Deve ler

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