MAIS
    HomeNotasAção de combate à cárie neste sábado (10), no Lago Oeste

    Ação de combate à cárie neste sábado (10), no Lago Oeste

    Atendimento odontológico para crianças e adultos

    dentistacárie

    Os moradores do Lago Oeste participam neste sábado (10), das 8h às 13h, de Ação de Combate à cárie dental, promovida pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Secretaria de Saúde, na Associação dos Produtores do Núcleo Rural (Asproeste), localizada na Rodovia DF 001, Km 120, Rua 8, Chácara 17. 

    A ação tem como objetivo promover e prevenir a cárie em crianças de zero a seis anos e adultos. Quem passar pelo local poderá receber aplicação tópica de flúor, informações, orientações, palestras, exibição de filmes educativos, verificação da pressão arterial e teste de glicemia.

    A dentista da ESF do Lago Oeste, Maria Helena Dutra, esclarece que a aplicação de flúor é uma das ações que previne a cárie e que durante a ação os casos de cárie serão agendados para consulta posterior.

    Com uma população de aproximadamente 7 mil habitantes, a equipe de ESF do Lago Oeste é composta de médico, dentista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e técnicos de higiene bucal.

    Cárie Zero
    “O Programa Cárie Zero é essencialmente preventivo, voltado para crianças de zero a seis anos com intuito de evitar nos primeiros seis anos de vida, que as crianças sejam acometidas pela cárie”, relata o gerente de Odontologia da SES/DF, Sergio Timóteo Mata.

    Segundo o gerente, a mãe é orientada durante a gestação e depois do pré-natal quanto aos cuidados com a higiene bucal do bebê, mesmo antes de aparecerem os dentes. Para ele, a cárie é facilmente evitável de maneira simples e barata. “O cuidado com higiene bucal evita o aparecimento da cárie”, afirma o gerente.

    Atualmente, a SES conta com serviços de odontologia em todos os centros de saúde, Unidades de Pronto Atendimento e as Regionais de Saúde. Nas unidades são oferecidos serviços básicos como, prevenção, restaurações dentária, limpeza e tratamento básico das gengivas. Na odontologia especializada são realizados tratamento avançado das gengivas, canal, cirurgia oral menor e atendimento ao paciente especial.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img