Ação da Saúde nesta quinta-feira (27) lembra Dia Nacional de Doação de Órgãos

0
7

No Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal promove uma ação inusitada. Nesta quinta-feira, das 9h às 17h, em dois estandes montados na Rodoviária do Plano Piloto e no Aeroporto haverá sessões simuladas de hemodiálise com pacientes renais crônicos, que aguardam na fila de transplantes. Também serão distribuídos panfletos mostrando a importância da doação de órgãos.
O objetivo da SES é mostrar o sofrimento e as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que necessitam de um transplante de órgãos e desta forma sensibilizar a população e aumentar o número de doações. Quem sofre de insuficiência renal geralmente necessita fazer três sessões semanais (de quatro horas) de hemodiálise – processo no qual uma máquina limpa e filtra o sangue, fazendo o trabalho quem um rim não consegue fazer. A hemodiálise tem riscos como qualquer tipo de tratamento e apresenta complicações que devem ser evitadas como hipertensão arterial, anemia severa, descalcificação, hepatite e aumento do peso por excesso de água ingerida.
O panfleto esclarece dúvidas sobre a doação, enfocando os tipos de doadores, quais os órgãos e tecidos que podem ser transplantados e a necessidade do consentimento familiar. Também haverá formulários para quem desejar se tornar um doador. Um computador estará disponível para os futuros doadores manifestarem a sua vontade por meio das redes sociais.
O DF apresenta atualmente 19,5 doadores por milhão de população, enquanto o Brasil registra 13,6 doadores. A meta do Ministério da Saúde é chegar a 15 doadores por milhão de população em 2015, número que o DF alcançou em 2010. “O novo desafio da capital federal é ultrapassar o patamar dos 20 doadores por milhão de população ainda este ano”, aponta a coordenadora Central de Captação de Órgãos do DF, Daniela Salomão. O número de doadores efetivos também vem crescendo a cada ano. Em 2011 foram 29 doadores e em 2012 já tivemos 39.
No primeiro semestre deste ano foram realizados no DF 331 transplantes de coração, córnea, rim e fígado, contra 189 procedimentos no mesmo período do ano passado. Mesmo com esse aumento, inúmeras pessoas, sejam elas brasilienses ou não, dependem de um órgão para sobreviver. A lista das pessoas a serem atendidas é única e reúne todos os brasileiros que precisam passar pelo procedimento, em todos os cantos do país.
A fila de espera por um órgão nunca foi tão pequena no DF, segundo a coordenadora. Atualmente existem 13 pessoas aguardando por um fígado, 13 por uma córnea e 179 por um rim. No momento a fila de espera por coração está zerada.
De cada oito potenciais doadores de órgãos, apenas um é notificado. Ainda assim, o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes realizados por ano, sendo mais de 90% pelo sistema público de Saúde.  Hoje mais de 80% dos transplantes são realizados com sucesso, reintegrando o paciente à sociedade produtiva.
O dia 27 de setembro foi escolhido porque também se comemora o dia de Cosme e Damião, os irmãos médicos. Segundo a lenda, um sacristão teve uma das pernas amputadas, eles transplantaram a perna de um cadáver de uma pessoa negra e o sacristão passou a ter uma perna de cada cor. Trata-se de uma simbologia para mostrar que doação não tem cor ou credo.
Programação nos Estados
Acre –
 A exemplo do DF, vários estados desenvolvem atividades para lembrar o Dia Nacional da Doação de Órgãos. O Acre faz diversas atividades para chamar a atenção para a importância da doação. A programação acontece entre os dias 25 e 27 e inclui panfletagem, caminhada pela vida, cadastro de doadores de córnea, além de palestras nas escolas.
Alagoas – O Estado promove a Semana do Doador de Órgãos e Tecidos com uma série de atividades educativas até o dia 28, com programação no Centro de Maceió e nos hospitais Geral do Estado, Universitário e Sanatório. Na programação a I Jornada de Transplantes de córneas em Alagoas, palestras, debates e atividades de conscientização.
Ceará – O Ceará vai comemorar o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos com inauguração da nova sede da Central de Transplantes. O Estado tem muito a comemorar. No segundo semestre deste ano, o Ceará assumiu o segundo lugar do país na efetivação de doações de órgãos e tecidos com 20,8 doações efetivas.
Goiás – Goiás vai comemorar o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos com uma boa notícia: o Hospital Santa Casa de Misericórdia foi credenciado para realizar transplante de coração. Crianças da Escola Municipal também farão o plantio de 100 mudas de árvores no parque.
Espírito Santo – Para marcar a data no Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está realizando e apoiando diversas ações, que começaram dia 25 com panfletagem de conscientização, exames de hepatite C dia 27, culto ecumênico em homenagem às famílias doadoras e uma caminhada na Praia da Costa, em Vila Velha, no sábado (29).
Rio Grande do Sul – Atualização em Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes: A busca de um novo cenário em tempo de mudanças é o tema do seminário promovido pela Central Estadual de Transplantes da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), no dia 26 no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF).
Minas Gerais – II Caminhada pelos Transplantes no Parque Municipal de Belo Horizonte, Roda de Conversa sobre doação de órgãos e tecidos, distribuição de material informativo, panfletagem em vários bairros da cidade e intervenções educativas nos hospitais da cidade são as atividades previstas na programação da Secretaria de Saúde do estado.
Rio de Janeiro – No dia 27, às 16h,  haverá cerimônia comemorativa do Dia Nacional do Doador de Órgãos no Salão Nobre do Palácio Guanabara, na Rua Pinheiro Machado, s/n, Laranjeiras.
Paraíba – a programação, que começa dia 27 e vai até 29, inclui a XII Campanha em Prol da Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, panfletagem e divulgação em shoppings, intervenção educativa na universidade IESP e ato ecumênico para familiares de doadores de órgãos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui