Adolescentes em cumprimento de medida no CAJE atuam como repórteres

0
10

Estimular o senso de observação e criação, compartilhando ideias e experiências, além de promover a aprendizagem e o profissionalismo foi o objetivo do projeto de cobertura jornalística desenvolvido pela Gerência Pedagógica e pelos jovens da Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP).

Fruto da iniciativa dos professores e dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa, o projeto de cobertura do torneio de futebol – realizado entre os dias 21 de junho e 5 de julho – proporcionou aos adolescentes da Unidade a experiência de realizar entrevistas, criar um painel de fotografias do torneio, produzir boletins, bem como redigir e editar as próprias matérias. Para isso, foi utilizada a oficina de vídeos já existente na Unidade. Durante esses 15 dias do evento foi produzido o “Jornal do torneio de futebol 2012”, que traz informações históricas sobre o futebol e as principais atrações do torneio. As peças publicitárias produzidas durante o evento poderão ser utilizadas como material didático.

DSC00435

Interesse e bom comportamento foram uns dos critérios para selecionar os jovens que participaram do projeto. A Secretária de Estado da Criança, Rejane Pitanga, explica que a ideia é mostrar o torneio de futebol do ponto de vista dos próprios adolescentes que cumprem medida socioeducativa. “É uma forma de valorização do protagonismo destes jovens que nunca tiveram voz na sociedade”, apontou

Rejane acredita que exercitar o direito a comunicação e a liberdade de expressão, bem como o direito a informação e o acesso aos meios de produção e difusão da informação seja uma forma de possibilitar a estes jovens o exercício da autonomia e o senso de responsabilidade com a ética na informação, bem como o espírito de coletividade no processo de construção social.

Rádio – Com o slogan “Liberdade é oportunidade para vivermos em sociedade”, os adolescentes do “Projeto Onda” – que cumprem medida socioeducativa de privação de liberdade – participaram das oficinas realizadas em maio na UIPP, onde elaboraram spot de rádio.

noname

Serviço:
O Quê:
 Encerramento do torneio de futebol
Quando:
 05 de julho
Horário:
 A partir das 8h30
Onde:
 Galpão de Atividades Múltiplas da UIPP
Mais informações:
 Durante o evento haverá apresentação da Banda Comando do Planalto; partida entre o módulo feminino X servidoras; entrega de troféus referentes ao torneio e premiação dos vencedores da Olimpíada de Matemática.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui