AGAP/RJ é reativada sob a coordenação de Deley e Zico

0
99

 

A Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Rio de Janeiro (AGAP/RJ), reativada em 2012, está em pleno funcionamento. A entidade tem como presidente o deputado Federal e ex-atleta Wanderley Alves de Oliveira, (Deley) e como vice o ídolo do Flamengo, Arthur Antunes Coimbra (Zico).

 

A AGAP/RJ integra a Federação das Associações de Atletas Profissionais (FAAP) formando, com as demais unidades, o Sistema FAAP/AGAP cuja missão é prestar assistência complementar, especialmente de natureza socioeducacional, aos atletas profissionais, ex-atletas e aos em formação, segundo o que dispõe o artigo 57 da Lei 9.615/98 (Lei Pelé).

Entre os benefícios disponibilizados pela AGAP/RJ estão: Bolsas de Estudos para Ensino Fundamental, Médio, Superior, Supletivo e Profissionalizante; Auxílios alimentação, saúde e funeral; tratamento para ex-atletas com hepatite C; e pagamento de contribuições junto à Previdência Social para ajudar ex-atletas em situação de carência a se aposentarem.

O Sistema também tem convênio com entidades que oferecem serviços de saúde, educação, lazer e cultura aos atletas e ex-atletas profissionais, estendidos aos seus familiares e realiza, de forma periódica, campanhas de conscientização direcionadas ao seu público alvo, no intuito de alertar para melhoria da qualidade de vida.

Para o vice presidente Zico é importante a participação de atletas e ex-atletas na reativação da AGAP/RJ, porque a grande maioria dos jogadores necessita de algum tipo de auxílio. “Muita gente só conhece o lado da fama da nossa profissão, mas não sabe que a grande maioria vive com salários baixos, não tem garantia de um futuro e atua em clubes também com pouca estrutura. E depois que pendura as chuteiras? O problema fica ainda mais complicado, pois a prática do futebol profissional em muitos casos leva ao abandono de uma outra carreira e aí a vida fica ainda mais dura”, ressalta Zico em sua coluna ZNR.

O presidente Deley convida todos os atletas e ex-atletas do Rio de Janeiro a conhecerem a nova sede da AGAP que está localizada na Avenida Almirante Barroso, 63 – Salas 1401/1402 – Centro – Rio de Janeiro.

Veja em detalhes os benefícios disponíveis aos atletas e ex-atletas do Rio de Janeiro:

BOLSAS DE ESTUDO – Visando a profissionalização alternativa para o atleta que deseja ser inserido no mercado de trabalho, o Sistema FAAP/AGAP disponibiliza bolsas de estudos para cursos do ensino fundamental, médio, superior, supletivo e profissionalizante. Durante todo esse período de fundação, a entidade já concedeu milhares de bolsas qualificando atletas e ex-atletas do Brasil inteiro. Só em 2012, o Sistema concedeu cerca de mil bolsas, oportunizando aos profissionais do futebol, o estudo que poderá proporcionar-lhes o exercício de uma nova atividade. Os atletas devem solicitar o beneficio na AGAP de seu estado e para aqueles que moram em locais que ainda não tem implantada a Associação, a solicitação é realizada por meio do Portal do Sistema.

PROGRAMA HEPATITE C – Direcionado aos atletas que atuaram nas décadas de 60,70 e 80. Hoje cerca de 1, 5 milhão de brasileiros estão com Hepatite C, sendo os ex-atletas grande parte desse número. Eles foram contaminados pelo uso de seringas de vidro compartilhadas e mal esterilizadas quando na aplicação de vitamínicos e estimulantes e também pelas famosas infiltrações de corticoides para conter dores articulares, fruto do desgaste. Por ser uma doença que evolui silenciosamente por décadas, a maioria dos indivíduos contaminados não percebe que está doente até chegar a fases avançadas de insuficiência hepática ao longo de duas a quatro décadas, perdendo assim a chance do diagnóstico e do tratamento em fases reversíveis. Os ex-atletas identificados com a doença, passam a contar com todo o suporte do Sistema enquanto durar o tratamento com aquisição de medicamentos complementares, alimentação balanceada, assistência psicológica, estendida aos familiares, transporte e estadia para os que residem distantes dos Centros de Tratamento. Atualmente, 50 ex-atletas recebem apoio da entidade que tem como parceiros os campeões Wilson Piazza, Jairzinho, Paulo Cesar Caju, Carlos Alberto Torres, Dadá Maravilha, entre outros.

CURSO DE TREINADOR DE FUTEBOL – Direcionado a ex-atletas profissionais do futebol, o curso faz parte de programa de educação continuada e inclusão social, e conta com parcerias das Federações de Futebol e Conselhos Regionais de Educação Física (CREF), que emitem certificado e carteira profissional que habilitam os atletas a exercerem a atividade. Lembrando que grande parcela de ex-jogadores de futebol tem o conhecimento e técnica, mas necessitam ser profissionalizados para atuarem. O curso já foi realizado em Brasília e Pernambuco. Os próximos estados a receberem o programa são Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Piauí. As turmas são formadas, em média, por 40 atletas que recebem aulas teóricas e práticas em 400 horas/aula.

CIDADANIA E PREVIDÊNCIA – Programa tem como objetivo ajudar o ex-atleta a se aposentar, através do pagamento das contribuições previdenciárias, já que a maioria não possui o tempo de contribuição necessário.

Há ainda programas de assistência que beneficiam ex-jogadores carentes com cestas básicas, medicamentos, auxílio funeral, entre outros.

Estas informações e outras informações constam em: www.faapatletas.com.br e www.agap-rj.com.br

Maiores informações: AGAP/RJ – (21) 2215-9855 / 2215 – 8431

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui