MAIS
    HomeNotasAnadem reforça apoio ao Projeto de Lei que institui novo piso salarial...

    Anadem reforça apoio ao Projeto de Lei que institui novo piso salarial dos médicos

     

    PL está em tramitação no Senado e conta com apoio popular para aprovação

     

    O Projeto de Lei (PL) no 1365/2022, que visa estabelecer o reajuste do piso salarial para médicos no Brasil, está em tramitação no Senado e aguarda avaliação da relatoria. A proposta apresentada pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) prevê uma fixação salarial de R$ 10.991,19 para uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, além de um aumento de 50% no valor do adicional de horas extras e noturno.

     

    O PL também conta com um grande apoio popular para ser sancionado. Em consulta pública feita no site do Senado, mais de 28 mil cidadãos brasileiros opinaram positivamente em relação ao Projeto.

     

    A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), que tem feito contínua mobilização em prol de melhorias nas condições de trabalho dos profissionais de saúde, acompanha, desde o início, a tramitação do PL e manifesta o seu apoio à iniciativa, enfatizando a importância de garantir condições dignas de trabalho para os médicos, que desempenham uma função primordial na promoção da saúde e no bem-estar da população.

     

    “A exemplo do piso salarial dos enfermeiros, a Anadem acompanha de perto a tramitação deste Projeto que é uma resposta à necessidade de valorização da categoria e busca garantir remunerações justas e adequadas aos profissionais que desempenham um papel fundamental na saúde da população”, afirma o presidente da Anadem, Raul Canal.

     

    Ainda quando se fala em renda, o estudo Demografia Médica no Brasil, lançado em fevereiro deste ano, mostra que as mulheres ganham, em média, R$ 13 mil a menos que os homens e que elas serão maioria daqui a apenas um ano, com 50,2% do total de profissionais. Em 2035, a expectativa é de que a porcentagem aumente para 56%. “Essa desigualdade na renda entre homens e mulheres também deve ser trazida à baila nas discussões com os órgãos competentes e autoridades. Se as mulheres têm a mesma formação e obedecem aos mesmos trâmites burocráticos que os homens ao longo de sua trajetória profissional, não há explicação racional para que haja essa diferenciação salarial”, defende o presidente da Anadem.

     

    Histórico de defesa

     

    A Anadem tem um consolidado histórico de defesa aos profissionais de saúde, como no caso do piso salarial dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Também pleiteou a redução da carga horária de trabalho aos enfermeiros e, durante a pandemia da covid-19, apoiou a lei que garante a concessão de auxílio indenizatório e pensão especial a profissionais de saúde vítimas do vírus.

     

    Anadem

    A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) foi criada em 1998. Enquanto entidade que luta pela categoria e seus direitos, promove o debate sobre questões relacionadas ao exercício da medicina, além de realizar análises e propor soluções em todas as áreas de interesse dos associados, especialmente no campo jurídico. Para saber mais, clique aqui.

     

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img