Artigo – Saúde Mental para mulheres

Janine Brito*

A liderança feminina se destaca pela alta capacidade de exercer diferentes funções simultaneamente. Na nossa rotina de líderes empresariais, estamos sempre equilibrando nossas profissões e famílias, sem deixar de lado as demais responsabilidades cotidianas. É fato que o público feminino enfrenta desafios adicionais ao buscar a liderança, incluindo questões de inclusão, luta por direitos e equilíbrio entre maternidade e carreira. No entanto, quero enfatizar a importância de unir forças com outras mulheres e persistir.

 

Neste sentido, acreditar em si mesma é fundamental para chegar onde se almeja. Qualquer grande empreendimento começa com um sonho e é ele que dá motivação e incentivo para perseguir metas.

 

Em 2010, minha vida tomou um rumo inesperado quando assumi a liderança da Pinheiro Ferragens, uma empresa tradicional de Brasília, que precisava de modernização e expansão. Este desafio surgiu devido ao afastamento do nosso fundador, meu pai,  Getúlio Pinheiro de Brito, em decorrência do diagnóstico de Alzheimer. Assumir esta responsabilidade foi um momento de transformação na minha vida. Liderei reformas nas lojas e investi na abertura de uma nova filial no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) – uma decisão estratégica que resultou no crescimento da empresa. Hoje, a Pinheiro Ferragens possui uma indústria e duas mega unidades no Distrito Federal.

 

Pela minha experiência, devo dizer que equilibrar a vida pessoal e o empreendedorismo requer algumas escolhas: definir prioridades, estabelecendo metas claras e sabendo o que é mais importante a cada momento; gerenciar o tempo com sabedoria, criando uma agenda eficiente que atenda aos compromissos profissionais e pessoais; cuidar da saúde mental,  reconhecendo a pressão de liderar um negócio e a necessidade de pausas, autocuidado e apoio emocional, incluindo aconselhamento psicológico, exercícios físicos e meditação, além, é claro, de construir uma rede de apoio com amigos, familiares e colegas empreendedores oferecendo orientação, conselhos e encorajamento.

 

Minha dedicação à defesa dos direitos das mulheres, especialmente na luta contra a dependência econômica e financeira que tantas enfrentam, é uma extensão do meu compromisso pessoal, pois sei que a empregabilidade e a autonomia são pilares fundamentais na construção de uma sociedade mais igualitária e na redução da violência contra as mulheres. Por isso acredito que, mais do que nunca, as mulheres devem buscar o caminho do empreendedorismo, sempre lembrando de manter o foco e a dedicação, sem desistir nunca de seus sonhos – que no final é o embrião originário de todas as nossas conquistas.

 

* Presidente do Lide Mulher Brasília

Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.

SERVIÇO:

Pinheiro SIA

Telefone: (61) 3012-8181

SIA Trecho 2/3 em frente ao SEBRAE

Pinheiro Taguatinga

Telefone: (61) 3354-8181

QI 11 Lotes 2/26 Taguatinga/DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui