ÀS VESPERAS DO JULGAMENTO DO ESCÂNDALO DO MENSALÃO DO PT, DILMA CONFIRMA GURGEL NO CARGO

17
4

GERAL

Gurgel fica mais dois anos à frente da PGR

Dilma confirma atual procurador, o mais votado pelos colegas

Roberto Maltchik, O Globo

A presidente Dilma Rousseff reconduzirá o atual procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para novo mandato de dois anos à frente do Ministério Público Federal. Gurgel foi o nome mais votado na lista tríplice apresentada à presidente pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Assim, Dilma mantém a tradição, inaugurada pelo ex-presidente Lula, de sempre indicar o nome escolhido pela classe.

O atual mandato de Gurgel termina no próximo dia 22 de julho. Até o início da noite de ontem, o Palácio do Planalto não confirmava se a indicação seria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. Após a oficialização do nome, a indicação de Gurgel ainda precisa ser avalizada pela maioria absoluta do Senado.

Ontem, integrantes da cúpula do Ministério Público afirmavam que os dois outros concorrentes — Rodrigo Janot Monteiro de Barros e Ela Wiecko Volkmer de Castilo — já mostravam sinais de que não seriam escolhidos pela presidente Dilma Rousseff. 

De acordo com um procurador ligado a Gurgel, ele se manteve discreto e não comentou a indicação da presidente Dilma ao longo do dia de ontem. O procurador afirmou que a prudência recomenda que não se comente nada até a publicação do nome no Diário Oficial.

Os procuradores Antônio Fernando Souza e Claudio Fontelles antecederam Gurgel à frente da PGR durante o governo do ex-presidente Lula.

Gurgel assume novo mandato às vésperas do julgamento do escândalo do mensalão, que deve ocorrer em 2012, e foi reconduzido semanas depois de oferecer parecer contrário à abertura de investigação criminal para apurar o enriquecimento do ex-ministro Chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. No mesmo dia, depois do pronunciamento do PGR, Palocci se desligou do governo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui