Atendimento mais rápido às vítimas

0
12

 

A Secretaria de Justiça, por meio da Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-vítima), e a Polícia Civil do DF, assinam, nesta terça-feira (08),  Termo de Cooperação  Técnica para  possibilitar o acesso online do Pró-vítima às ocorrências policiais.

alirioneto8“A medida vai facilitar e agilizar o atendimento às vítimas. Estamos pensando na necessidade de amparo imediato que essas vítimas sentem após uma violência. Queremos ser um apoio moral para elas”, declara o Secretário de Justiça, Alírio Neto.

O objetivo do projeto é de promover o intercâmbio de dados cadastrais e operacionais entre a Polícia Civil do Distrito Federal e o Pró-vítima,  a fim de subsidiar as ações institucionais de atendimento a vítimas de crimes violentos nas regiões administrativas do Distrito Federal.

Segundo o Secretário de Justiça, os  dados permitirão à Subsecretaria levar a presença do Estado, de forma imediata e por meio das equipes multidisciplinares, às vítimas e seus familiares.

Para Alírio Neto, os números que inserem o país no ranking das nações com maiores índices de violência no mundo apontam a necessidade de integrar instituições e órgãos do Estado na implementação de políticas públicas capazes de assegurar a imediata atenção às vítimas e de reverter esse quadro.

 

Números

A média nacional de homicídios por 100 mil habitantes saltou de 19,2 para 26,9, no período de 1992 a 2004. Quando essa taxa ultrapassa 10 por 100 mil, o quadro é de epidemia de violência, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

No Japão, essa relação é de apenas 1 para 100 mil habitantes. No Canadá, 2. Nos Estados Unidos, apenas 8. No Distrito Federal, a taxa saltou de 12,3 para 35,4, no período de 1980 a 2000, um aumento de 168% em 20 anos.

Somente em 2008, ocorreram no DF 670 homicídios, 61 latrocínios, 48 atropelamentos fatais e 230 estupros, entre outros crimes violentos.

 

 

Serviço:

 

Data: 8/10 (terça-feira)

Local: Sede da Secretaria de Justiça (antiga Rodoferroviária)

Hora: 10h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui