Audiência Pública proposta por Bispo Renato já apresenta resultados positivos

bisporenatoCLDF

Após Audiência Pública convocada pelo deputado Bispo Renato Andrade, visitas de familiares aos presídios do DF serão retomadas. As visitas estavam suspensas desde semana passada.

Com alto nível técnico e de representatividade, a Audiência Pública para discutir o sistema de visita nos complexos prisionais do DF foi marcada pela qualidade da discussão.

Mesmo antes do término da sessão, o deputado Bispo Renato Andrade apresentou indicação ao executivo local, solicitando o acesso imediato do advogado e do defensor público para entrevista ao preso. Reivindicada pelo representante da OAB/DF durante a audiência, a lei nº 8.906/1994 garante esse direito que, na realidade, não é assistido.

“O advogado é indispensável à administração da justiça, portanto, assino e protocolo imediatamente indicação para garantir assistência a esse direito”, pontuou Bispo Renato, que também é membro da Comissão de Segurança na Câmara Legislativa.

Familiares de presos também tiveram a oportunidade de relatar suas experiências e dificuldades. “Sou tia de preso e essa semana não consegui visitar meu sobrinho. As visitas estão suspensas e gostaríamos de saber até quando vamos ficar sem ver nossos familiares”, questionou Severina Barros ao subsecretário do Sistema Penitenciário, João Carlos Lóssio. “Hoje mesmo vou assinar a liberação das visitas. Na próxima semana a situação estará completamente normalizada”, prometeu o subsecretário.

“Por isso convoquei esta audiência. Juntos podemos debater, avaliar os problemas existentes e encontrar soluções”, observou Bispo Renato Andrade. “Apresentei ainda um projeto de lei e outras quatro indicações, que juntas, podem melhorar muito o sistema de visita aqui no DF. Acredito que é possível e estamos trabalhando para oferecer o melhor aos familiares, detentos e agentes”, concluiu o deputado.

A audiência pública aconteceu nesta quinta-feira, 26/02, no plenário da Câmara Legislativa e recebeu parlamentares, membros do executivo local, agentes penitenciários, familiares de detentos, ex-detentos e capelães.

 

 

Fonte: Donny Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui