MAIS
    HomeDistrito FederalBairro Altiplano, no Jardim Botânico, vai ganhar ciclovia

    Bairro Altiplano, no Jardim Botânico, vai ganhar ciclovia

    Em breve, ciclistas do DF poderão contar com uma nova ciclovia no Jardim Botânico. A obra, de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), está sendo executada em conjunto com a duplicação de um trecho da rodovia DF-001 (km 23), em frente ao Condomínio Ville de Montagne.

    Quando concluídas, obras vão garantir mais segurança para ciclistas, pedestres e motoristas | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

    O investimento na obra viária é de R$ 11,1 milhões. Estão incluídos 4,2 km de ciclovia no trecho, que soma 5,2 km e liga a DF-025, na Barragem do Paranoá, à DF-027, via de acesso à Ponte JK.

    Conexões

    “A DF-001 é muito movimentada e colocava em risco os ciclistas; com a duplicação e essa ciclovia, é possível aumentar a mobilidade sustentável da região, permitindo que os ciclistas possam transitar com segurança”, afirma o presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior. Atualmente, está sendo feita a terraplanagem, para depois ser colocada a capa asfáltica.

    Segundo o administrador do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, a obra beneficiará não apenas os moradores da região, mas também os dos arredores. “Ter essa ciclovia conectando todas as regiões com a nossa área comercial vai facilitar para as pessoas que moram no Paranoá e Itapoã, por exemplo, tudo ligado ao centro do Jardim Botânico”, aponta.

    Segundo o gestor, há o projeto de instalar o sistema de bicicletas compartilhadas em pontos estratégicos da ciclovia para ligar ainda mais as regiões, incluindo a área de São Sebastião. “Vai ser importante para a mobilidade e conexão dos vários bairros que existem, desde o Tororó até o Altiplano”, diz.

    Novo trecho da DF-001

    Resultante da duplicação da DF-001, a ciclovia vai do Altiplano até o posto policial, próximo à divisa com a Barragem do Paranoá, ligando as regiões. O percurso vai da Estrada Dom Bosco à entrada do Balão do Ville de Montagne, passando em frente ao Condomínio Quintas do Alvorada.

    A duplicação do trecho do km 23 da DF-001, licitada em novembro de 2021, teve os serviços iniciados em 2022, com terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical e obras complementares, além de ciclovia, paisagismo e canteiro de obras.

    Por meio do DER, o Governo do Distrito Federal (GDF) liberou 10 km do novo trecho em 30 de outubro de 2022, somando as vias. A pista dupla contém duas faixas de rolamento em um único sentido com 3,50 m de largura (cada) e acostamento de 2,50 m no lado direito.

    No total, será pavimentado um trecho de 5,2 km da DF-001 – que faz a ligação entre a DF-027, na descida da Ponte JK –, e a DF-025, rodovia que margeia todo o Lago Sul. A estimativa do DER é beneficiar aproximadamente 50 mil motoristas com o novo trajeto.

     

    The post Bairro Altiplano, no Jardim Botânico, vai ganhar ciclovia appeared first on Agência Brasília.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img