Balanço Detran-DF 2015 a 2018

Nos últimos quatro anos, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) executou diversos projetos que impactaram diretamente no trânsito do DF. Com destaque para a redução histórica no número de mortes em acidentes de trânsito, em 2017. Sendo que o ano de 2018 já é o segundo com a maior queda.

Dentre as ações voltadas para a segurança no trânsito, destaque para a redução de velocidade de vias, implantação de binários em Águas Claras e Taguatinga, e a criação dos bolsões destinados a motocicletas. Ainda no âmbito da Engenharia de Trânsito, em 2017, os 3.160 semáforos instalados nas vias urbanas do Distrito Federal tiveram suas lâmpadas incandescentes substituídas por 7.160 LEDs. Isso resultou em uma economia de 92% dos custos com energia elétrica consumida pelos equipamentos semafóricos. A troca da tecnologia foi resultado de um termo de cooperação celebrado entre a Engenharia do Detran-DF e a CEB.

No âmbito da fiscalização, o Detran modernizou as ações utilizando novas ferramentas e instituindo operações específicas voltada aos infratores contumazes. Para auxiliar as operações de redução de acidentes, em 2017, o Detran-DF adquiriu 88 novos etilômetros. Ano em que houve recorde de autuações relativas à Lei Seca. De acordo com um levantamento do Detran-DF, 24.938 condutores foram autuados por dirigirem após a ingestão de bebida alcoólica. Isso significa uma média de 68 motoristas alcoolizados multados por dia nas vias do DF. O número é 50% maior que o registrado em 2016, quando foram flagrados 16.571 condutores alcoolizados. Dejaneiro a início de dezembro deste ano, já foram flagrados 19.924 condutores alcoolizados do DF.

Em relação às atividades de educação de trânsito, de 2015 a novembro de 2018, o Detran-DF promoveu 3.090 ações educativas que atingiram um público de 2.604.573 pessoas. Além disso, foram disponibilizados diversos cursos a população, sendo atendidas 18.609 pessoas (aprovadas). Neste ano, por exemplo, 286 pessoas realizaram o curso gratuito de superação do medo de dirigir. Nesses quatro anos, também foram oferecidos cursos, palestras e oficinas de capacitação a 3.177 professores. O Detran também promoveu a capacitação dos servidores, com cursos como a atualização dos agentes de trânsito.

Além das ações diretamente voltadas a segurança viária, o Detran-DF também implantou diversos serviços que facilitaram a vida do brasiliense. Dentre eles, a fiscalização do licenciamento por final de placa, o protocolo de Autorização para Circulação de Veículo, a implantação de serviços pela Internet, como a alteração do cadastro de endereço, e a possibilidade de utilizar os documentos de porte obrigatório, CNH e CRLV, em versão digital. O Detran-DF também aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica, o que permite ao usuário desconto de 40% nas multas de trânsito.  Além da possibilidade de pagamento parcelado de débitos do veículo e o novoserviço Multi Cartão do Banco do Brasil. Ainda houve investimentos em tecnologia, como a implantação do sistema de identificação de placas de veículo com QR Code. E, para garantir a segurança do processo de habilitação e identificação do condutor, foi criado o cadastro biométrico.

A relação que segue apresenta os resumos dos principais projetos executados pelo Detran, no período de 2015 a 2018.

 Cada tópico traz a data em que a publicação foi feita, em ordem crescente.

O DF fechou o ano de 2017 com 67% dos veículos: (Brasília, 03/01/2017) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) fechou o ano de 2017 com 1.151.081 veículos licenciados. Isso representa 67% da frota do Distrito Federal que tem no momento 1.716.406 veículos registrados. De acordo com estimativas do Detran, cerca de 30% dos 565.325 veículos com documentação irregular apresentam alguma restrição judicial ou administrativa ou que já não estejam mais em circulação.

O DF fechou o ano de 2017 com o menor número de mortes já registrado no trânsito em toda a história de Brasília: (Brasília, 08/01/2018) – O Departamento de Trânsito (Detran-DF) fechou o ano de 2017 com o menor número de mortes já registrado no trânsito em toda a história do Distrito Federal, 254, de 1º de janeiro a 31 de dezembro, contra 390 no mesmo período de 2016. Uma redução de 35% na quantidade de mortes no DF em um ano. Se considerar somente as vias urbanas, de responsabilidade do Detran e onde as velocidades são mais baixas, o número de mortes foi reduzido em 37% no último ano. Caiu de 143 vítimas, em 2016, para 90, em 2017.

Operação Festa Segura Fim de Ano: (Brasília, 10/01/2018) – Durante a Operação Festa Segura, realizada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal entre 18 de dezembro de 2017 e a madrugada de 8 de janeiro de 2018, 582 condutores foram flagrados conduzindo veículo sob efeito de álcool e sete deles foram presos em flagrante, pois o teste de alcoolemia constatou índice alcoólico considerado crime, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Com o objetivo de reforçar a fiscalização no período de festas de fim de ano, foram realizadas 216 operações de fiscalização, mais do que as 200 previstas para o período, divididas entre blitz em pontos fixos e patrulhamentos com abordagens, especialmente em regiões de bares, restaurantes, casas de shows e clubes. Nos 22 dias de operações, os agentes de trânsito realizaram 42.176 consultas de veículos e condutores e 2.931 abordagens, resultando na autuação de 181 condutores não habilitados, 2.807 por falta de cinto de segurança, 103 por transporte de crianças sem o uso de cadeirinhas ou outros dispositivos, além de 9.738 por infrações diversas – incluindo estacionamento irregular de veículos – e remoção de 1.168 veículos ao depósito da autarquia.

Campanha Volta às Aulas: (Brasília, 30/01/2018) – Com a chegada do ano letivo, o Detran-DF deu início à campanha Volta às Aulas, por meio das Diretorias de Educação, de Engenharia e de Fiscalização de Trânsito. As ações foram intensificadas nas imediações de escolas, visando orientar pais, alunos e condutores de transporte escolar sobre um trânsito seguro para as crianças e adolescentes. Durante as operações serão abordados temas como travessia segura, embarque e desembarque de passageiros, cinto de segurança e dispositivos de retenção, como por exemplo, cadeirinha, assento de elevação, uso do celular ao volante, entre outros. A fim de atender a comunidade escolar dos turnos matutino e vespertino, as ações serão realizadas das 7h às 15h. Durante as abordagens serão distribuídos materiais educativos. Desde 4 de janeiro, já preocupado com o reforço na segurança do trânsito, a Engenharia do Detran está revitalizando as faixas de pedestres nas proximidades de escolas de várias regiões do DF. Até agora, 387 faixas já foram revitalizadas pelas equipes nas imediações das instituições de ensino.

Encontro de Formação para a Campanha da Fraternidade 2018: (Brasília, 1°/02/2018) – O diretor de Educação de Trânsito do Detran-DF-, Álvaro Sebastião Teixeira Ribeiro, será um dos convidados a ministrar palestra no Encontro de Formação para a Campanha da Fraternidade 2018. Promovido pela Arquidiocese de Brasília, o evento acontecerá no dia 3 de fevereiro, das 8h às 17h, no Auditório Central da Universidade Católica de Brasília. O objetivo do encontro é debater as questões pertinentes à campanha, deste ano, que traz como tema: Fraternidade e a Superação da Violência, E lema: Vós Sois Todos Irmãos. O diretor de Educação de Trânsito do Detran, Álvaro Ribeiro, abordará as atitudes de respeito com o pedestre e com os condutores de veículos na superação da violência no trânsito do DF, a partir das 14h50. Na ocasião, também serão abordados assuntos de grande relevância, tais como: Perfil e Mapeamento da Violência no Distrito Federal e os Reflexos do Entorno; O Papel das Mídias e Redes Sociais na Superação da Cultura da Violência no DF; Jovens, Desigualdades Sociais e a Superação da Violência no DF, dentre outros assuntos.

 

Campanha SOS Criança DF: (Brasília, 05/02/2018) – O Detran-DF está junto com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSPaz) na campanha SOS Criança DF. A ação consiste em disponibilizar para a população um número de WhatsApp (61-99212-7776) para informar sobre  crianças ou adolescentes perdidos, abandonados ou em alguma situação de risco. A iniciativa pretende, pelo segundo ano consecutivo, garantir uma rede de proteção e assistência aos menores de idade.

Operação Festa Segura – Carnaval 2018: (Brasília, 08/02/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciou, no último sábado (03/02), a Operação Festa Segura – Carnaval 2018. O objetivo da ação é diminuir os índices de acidentes de trânsito decorrentes da combinação álcool e direção e, por conseqüência, aumentar a segurança dos usuários das vias públicas de Brasília. A operação consiste no aumento expressivo do efetivo no policiamento e na fiscalização do trânsito, com maior presença de viaturas próximas a pontos de consumo de bebidas alcoólicas como bares, clubes, boates, blocos carnavalescos e demais eventos festivos ligados às festas de carnaval. A ação contará com cerca de 120 operações de fiscalização, de 3 a 15 de fevereiro, entre as quais, 30 blitz e 90 patrulhamentos com abordagem nas proximidades de eventos relacionados às festividades de carnaval.

Curso de Iniciação à Superação do Medo de Dirigir: (Brasília – 15/2/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal está com inscrições abertas para o curso de Iniciação à Superação do Medo de Dirigir, que acontecerá de 19 a 27 de março e no dia 13 de abril, com aulas no turno matutino. O curso, totalmente gratuito, tem carga horária de 32 horas-aula e é destinado a condutores habilitados que buscam ajuda para superar o medo de dirigir ou querem conhecer mais sobre o assunto. As aulas acontecerão em dias úteis, das 8h15 às 11h15, na Escola Pública de Trânsito, localizada na 906 Sul. A aula do dia 13 de abril será para os alunos socializarem os avanços conseguidos após o curso. Estão disponíveis 35 vagas. Para se inscrever, os interessados devem comparecer ao atendimento da Escola Pública de Trânsito, das 7h30 às 18h, portando a Carteira Nacional de Habilitação.

Redução de velocidade das vias N2 e N3 de Ceilândia: (Brasília, 21/02/2018) – A Engenharia de Trânsito do Detran-DF iniciou, nesta quarta-feira (21), a substituição das placas de velocidade regulamentar nas vias N2 e N3, em Ceilândia, que ligam a Via Elmo Serejo à BR 070. Trechos das vias da Fundação Bradesco e do Metrô já tiveram as placas substituídas nesta manhã. A redução será de 60km/h para 50km/h, com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito nas duas avenidas. De acordo com estudo realizado pela Estatística do Detran, no ano passado foi registrado um acidente com vítima fatal na via N2 e dois na N3. Já os acidentes com feridos somaram três ocorrências na N2 e 33 na N3. Com base nisso, a Engenharia de Trânsito realizou estudos no local e concluiu que, a exemplo de outras regiões administrativas, a redução da velocidade pode ajudar a diminuir os acidentes. A fiscalização da nova velocidade vai ocorrer somente 30 dias após a mudança, tempo necessário para a ambientação dos condutores. A Diretoria de Educação de Trânsito vai atuar com ações educativas para quem transitar pelas duas avenidas.

Operação de Estacionamento: (Brasília, 21/02/2018) – O Detran-DF, por meio da Coordenação de Fiscalização da Região Oeste, realizou, na tarde desta quarta-feira (21/02), uma grande operação para coibir a prática de estacionamento irregular nas Ruas 20, 21, 22, 36 e 37 Norte e Rua 37 Sul, em Águas Claras. As equipes também atuaram na C1, QSA 3, QSB 02/03 e Região da Feira dos Goianos, em Taguatinga. Ao todo, foram registradas 113 autuações por estacionamento irregular e três veículos tiveram que ser removidos para o Depósito de Taguatinga por estarem estacionados de forma que atrapalhavam o trânsito de outros carros.

Operação de Estacionamento: (Brasília, 22/02/2018) – Nesta quinta-feira (22), a Coordenação de Policiamento e Fiscalização de Trânsito da Região Oeste realizou, pelo segundo dia consecutivo, uma mega operação para coibir estacionamento irregular em Taguatinga. A ação aconteceu nas regiões da CNB, CSB, Praça do DI, Taguatinga Shopping e Feibox. No total foram 212 autuações, todas por estacionamento irregular. As infrações mais flagradas foram estacionamento em vagas especiais, sobre passeio, canteiro central e em fila dupla. Porém, a mais recorrente foi estacionar em local proibido pela sinalização de trânsito. Durante a ação, dois veículos foram removidos para o Depósito de Taguatinga.

Operação de Estacionamento: (Brasília, 23/02/2018) – Na tarde desta sexta-feira (23), a Coordenação de Fiscalização da Região Oeste realizou, pelo terceiro dia consecutivo, operações específicas com o foco em estacionamento irregular. Desta vez, a ação foi direcionada aos veículos estacionados em vagas destinadas aos Portadores de Mobilidade Reduzida (PMR). As equipes atuaram na Comercial Norte, CNB 14, próximo ao SESC, QI 7 do Setor Industrial de Taguatinga e imediações do Hospital Regional de Taguatinga. Ao todo, o Detran aplicou 80 autuações por estacionamento irregular, sendo 20 delas em vagas especiais sem a autorização/credencial. As infrações por estacionamento estão definidas no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, e variam entre infrações de natureza leve a gravíssima, conforme a relação: Leve (3 pontos) R$ 88,38; Média (4 pontos) R$ 130,16; Grave (5 pontos) R$ 195,23 e Gravíssima (7 pontos) R$ 293,47.

Aluno do Curso de Reciclagem flagrado dirigindo: (Brasília, 27/02/2018) – Durante as ações de fiscalização realizadas nesta terça-feira (27), agentes de trânsito do Detran autuaram um condutor dirigindo com a CNH suspensa. O motorista foi flagrado nas imediações da Diretoria de Educação de Trânsito, na 706/906 Sul, quando saía do curso de reciclagem destinado a condutores que tiveram o direito de dirigir suspenso. Além da multa de R$ 880,41, o motoristas responderá ao processo de cassação da habilitação. A ação contou com o apoio da Unidade de Motociclistas Operacionais.

Liberação das faixas exclusivas: (Brasília, 28/02/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que, em virtude do descarrilamento de um trem do Metrô-DF, as faixas exclusivas da W3 Sul e Norte e do Setor Policial Sul estão liberadas de meia noite até às 23h59 desta quarta-feira (28).

(Brasília, 28/02/2018) – Mais três condutores foram flagrados dirigindo nas imediações da Diretoria de Educação de Trânsito, na 906 Sul, após deixar a aula de reciclagem, na noite de terça-feira (27). Pela manhã, a equipe já havia flagrado um outro aluno infrator dirigindo ao sair do curso. Além da multa de R$ 880,41, esses motoristas responderão ao processo de cassação da habilitação. Nas últimas horas, agentes da fiscalização de trânsito do Detran-DF também abordaram 142 condutores e removeram 14 veículos para os depósitos do Órgão. Uma das blitz foi realizada nas quadras 100 do Sudoeste, na madrugada dessa quarta-feira (28), quando 16 condutores foram autuados, dois deles por alcoolemia.

Na Hora de Sobradinho em novo endereço: (Brasília, 01/03/2018) – O usuário que necessitar de atendimento do Detran no Na Hora de Sobradinho deverá se dirigir à Quadra 06, Área Especial nº 08, para onde foi transferido o Serviço Imediato ao Cidadão. O atendimento no novo endereço iniciou-se nesta quinta-feira (1º). Coordenada pela assistente de trânsito Ione Colonna, a equipe do posto do Detran no Na Hora de Sobradinho é composta por seis servidores, sendo dois da Autarquia, um da TCB e três da Secretaria de Justiça. Horário de atendimento: das 7h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7h30 às 12h30.

No trânsito as mulheres são mais cautelosas: (Brasília, 05/03/2018) – No Distrito Federal, o contingente de mulheres habilitadas chega a quase 40% do total de 1.702.456 condutores de todo o DF. Elas são 668.524 motoristas e as estatísticas mostram que estão longe de serem vilãs no trânsito. Dos 366 condutores envolvidos em acidentes com morte no ano passado, 300 eram homens e somente 48 eram do sexo feminino, ou seja, 13%. Historicamente, a parcela de mulheres mortas em acidentes de trânsito é bastante inferior ao número de homens. Em 2017, por exemplo, das 256 pessoas mortas em acidentes, 47 eram do sexo feminino (18%), contra 209 do sexo masculino. Em 2016, foram 72 mulheres mortas contra 318 homens. Entre as mulheres mortas no trânsito, em 2017, 20 eram pedestres, 17 eram passageiras e as demais eram ciclistas, motociclistas ou motoristas. A maioria das vítimas possuía entre 20 e 29 anos e entre 40 e 49 anos. Já em 2016, as mulheres acima dos 60 anos foram a maior parte das mortas no trânsito.

Detran promove ações educativas para idosos e ciclistas: (Brasília, 02/03/2018) – A Diretoria de Educação de Trânsito do Detran-DF iniciou, nesta sexta-feira (2), uma série de ações educativas na Feira da Longevidade, no Taguatinga Shopping. O evento traz temas de qualidade de vida para pessoas da terceira idade com atrações em diversos shoppings de Brasília. O Detran está com as equipes de educação de trânsito que abordam temas relacionados aos comportamentos seguros no trânsito. A Feira acontece nos dias 2, 3 e 4 de março e oferece serviços de utilidade pública, palestras, apresentações e oficinas, além de um talk show exclusivo comandado pela jornalista Liana Alagemovits. Com informações do @feiradalongevidade

Multas e débitos de veículos poderão ser pagos com cartão de crédito: (Brasília, 06/03/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou, no DODF desta terça-feira (6), Instrução de Credenciamento a empresas prestadoras de serviços para parcelamento de multas e débitos de veículos com cartão de crédito. A Instrução nº 125 fixa as exigências para o credenciamento de empresas para processar as operações e os respectivos pagamentos por meio de cartões de débito ou crédito, de forma a disponibilizar aos proprietários de veículos, alternativas para quitar seus débitos à vista ou em parcela mensais, com a imediata regularização da situação do veículo, em conformidade com a legislação de trânsito vigente e o que estabelece a Instrução. A previsão é de que na segunda quinzena de abril o cidadão já possa ser atendido presencialmente nos postos de atendimento do Gama, Shopping Popular, Taguatinga, no Depósito de Veículos da Asa Norte e na Sede do Detran. Quanto ao atendimento online, deve ser disponibilizado no mês de maio.

Menos velocidade e mais vidas poupadas: (Brasília, 09/03/2018) – Redução de velocidade em vias urbanas zera número de mortes e reduz significativamente a quantidade de acidentes com feridos. É o que mostra um estudo feito pela Gerência de Estatística do Detran/DF comparando os 12 meses antes da mudança de velocidade de cada via e os 12 meses depois. Foram analisadas as ocorrências de trânsito na Avenida das Araucárias e Avenida das Castanheiras, em Águas Claras, e na Comercial Norte, Comercial Sul, Samdu Norte, Samdu Sul e LJ2, em Taguatinga.

Detran-DF elimina toneladas de papel: (Brasília, 15/03/2018) – Neste ano, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) descartou mais de seis mil toneladas de papel referentes a habilitações com o prazo de temporalidade vencida. A medida foi uma iniciativa da Comissão Setorial de Avaliação de Documentação do Detran-DF (CSAD) com a Associação dos Agentes Ecológicos da Vila Planalto (Ageplan), que trabalharam juntos em uma ação voltada para beneficiar o meio ambiente e para o bem estar da população.

Seis cidades do DF têm mortes zeradas no trânsito: (Brasília, 16/03/2018) – No último ano, as ações integradas de engenharia, educação e fiscalização de trânsito de Detran-DF contribuíram para zerar o número de mortos nas vias urbanas de seis cidades do Distrito Federal: Águas Claras, Brazlândia, Jardim Botânico, SIA,  Sudoeste e Lago Norte. Além da redução de 35,6% no número de mortes nas vias administradas pelo Departamento de Trânsito em 2017, comparado a 2016, um levantamento feito pela Gerência de Estatística do Detran aponta, ainda, dez outras cidades em que houve redução significativa no número de óbitos no trânsito.

Brasília comemora 21 anos de respeito ao pedestre na faixa: (Brasília – 22/03/2018) – Em razão do 51º Aniversário do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, ocorrido no dia 13 de março, e do 21º Aniversário do Respeito ao Pedestre na Faixa, comemorado em 1º de abril, a autarquia realizará a 8ª Corrida no Trânsito Somos Todos Responsáveis. A competição, com percurso de 8 km, será realizada no dia 1º de abril de 2018, com largada às 8h, no estacionamento entre a Torre de TV e a Funarte.

Novos projetos fortalecem o Programa Detran nas Escolas: (Brasília, 22/03/2018) – Visando o fortalecimento do programa Detran nas Escolas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio da Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc), entregou na manhã desta quinta-feira (22), os kits de jogos educativos sobre trânsito para serem aplicados no ensino infantil. Com peças de quebra-cabeça, jogos da memória, alinhavo e lince, o kit tem o propósito de memorizar nas crianças regras de circulação, de modo que elas cresçam com atitudes positivas de educação no trânsito. A solenidade ocorreu no Palácio do Buriti.

Detran-DF altera sentido do trânsito nas Ruas 36 e 37, em Águas Claras: (Brasília, 23/03/2018) – A Engenharia de Trânsito do Detran-DF e a Administração Regional de Águas Claras, darão início, no dia 27 de março, à alteração do sentido de circulação em parte das Ruas 36 e 37, em Águas Claras, no trecho compreendido entre as Avenidas Castanheiras e Araucárias. A mudança faz parte de vários projetos que estão sendo estudados e implantados, gradativamente, para a melhoria da circulação e segurança viária em Águas Claras, além de melhorar o fluxo de veículos nas entradas e saídas da cidade, que acontecem pelas principais rotatórias.

Detran seleciona contadores de história e grupos teatrais: (Brasília – 3/4/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal está com inscrições abertas, até o dia 12 de abril, para interessados em participar do chamamento público que vai selecionar e contratar atrações artísticas para apoio às ações educativas de trânsito. São dois editais: um para selecionar 16 artistas ou grupos da área do livro e leitura que atuarão na contação de histórias a estudantes de 4 a 8 anos de idade e outro para selecionar oito grupos de companhias teatrais com espetáculos destinados a adolescentes de 11 a 14 anos de idade.

Detran-DF oferece atendimento especial a partir de segunda (23): (Brasília, 20/04/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa aos usuários que tiveram documentos ou prazos vencidos, durante o período de greve, de 13 de março a 20 de abril, que o órgão vai promover um atendimento especial, das 7h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira, a partir do dia 23. No caso das vistorias agendadas por meio do Site do Detran, os proprietários dos veículos devem procurar o posto de atendimento onde foi realizado o agendamento. A vistoria será realizada por ordem de chegada, em fila única.

Detran promove Seminário sobre o uso de drones: (Brasília, 26/04/2018) – Na próxima quarta-feira (02/05), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizará o Seminário “O uso de drones em ações de fiscalização no DF”.  O evento faz parte das ações do órgão para o Maio Amarelo e tem o objetivo de abordar o uso do equipamento em ações de fiscalização e segurança pública. O Seminário contará com a presença de representantes de diversos órgãos de Segurança Pública e Fiscalização. Dentre os temas que serão abordados, destaca-se a experiência em outros Estados e a regulamentação sobre o uso de drone. Durante o evento, a Unidade de Operações Aéreas do Detran (UOPA), apresentará o novo drone do Órgão, que será utilizado nas ações de fiscalização e monitoramento do trânsito. Com esse, o Detran-DF passa a ter três equipamentos, todos doados pela Receita Federal.

CNH digital já foi adotada por todas as unidades da federação: (Brasília, 27/04/2018) – Todos os condutores habilitados do Brasil já podem utilizar a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Rio de Janeiro, único estado da federação que não tinha aderido ao documento virtual, começou a utilizar a tecnologia na última quarta-feira (25). Com isso, o Brasil inteiro passa a aceitar a CNH Digital antes do prazo final estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que era 1º de julho deste ano. O Distrito Federal foi a segunda unidade da federação a implantar a CNH digital, no dia 16 de novembro do ano passado, após o Estado de Goiás. O novo sistema visa proporcionar maior comodidade aos condutores. Entre as principais vantagens da CNH Digital estão a praticidade e a segurança, já que o documento eletrônico armazena dados em QR Code, dentro de um sistema criptografado de acesso às informações.

Operação Pontos para a Vida flagra 471 condutores dirigindo com a CNH suspensa: (Brasília, 30/04/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lançou, em abril de 2017, a Operação Pontos para a Vida (PPV) que tem o objetivo de identificar condutores que tiveram o direito de dirigir suspenso ou cassado, mas continuam cometendo infrações. Em um ano de PPV, foram autuados 471 motoristas, sendo que 442 estavam suspensos e 29 com o direito de dirigir cassado. Esses condutores somam juntos 9.579 pontos relativos a infrações de trânsito.

Detran-DF inicia ações do Maio Amarelo 2018: (Brasília, 03/05/2018) – Na noite dessa quarta-feira (02/05), o Distrito Federal abriu, oficialmente, o cronograma das atividades do Movimento Maio Amarelo 2018. O evento aconteceu no Complexo Cultural da República, ao lado do Museu Nacional e contou com a presença de autoridades nacionais, locais, e dos órgãos de trânsito do DF. Os principais monumentos de Brasília receberam iluminação amarela. Neste ano, o tema do Movimento é “Nós Somos o Trânsito”. A ideia é promover a reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade e estimular condutores, ciclistas, pedestres e passageiros a optarem por atitudes seguras nas vias. O Detran-DF deu início às atividades do Maio Amarelo no dia 1º de maio, durante as comemorações do Dia Mundial do Trabalho, na cidade de Samambaia e no Parque da Cidade. Nessa quarta-feira (02/05), a Unidade de Operações Aéreas promoveu um seminário sobre o uso de drones na fiscalização. A Diretoria de Educação realizou uma bltiz educativa na Torre de TV e levou cerca de 450 estudantes da Rede Pública de Ensino do DF ao cinema, onde foi exibido o documentário Bike vs Cars. O Cine Detran – Mobilidade Urbana nas Escolas, acontecerá todas as quartas-feiras, às 8h e às 14h, durante todo o mês de maio, no Cine Brasília.

Curso de Superação ao Medo de Dirigir: (Brasília, 04/05/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal está com inscrições abertas para o Curso de Iniciação à Superação do Medo de Dirigir, que ocorrerá no período de 7 a 15 e 28 de maio de 2018, das 14h às 17h30, na Escola Pública de Trânsito, localizada na 906 Sul. O Curso é gratuito, com carga horária de 32 h/a e tem por objetivo auxiliar condutores no processo de superação do medo de dirigir.

Detran tem atendimento recorde após o encerramento da greve: (Brasília, 04/05/2018) – O Detran-DF registrou um atendimento recorde nos últimos oito dias úteis, após o encerramento da greve dos servidores. O Órgão realizou 54.082 atendimentos de 23 de maio a 3 de junho, uma média de 6.760 por dia quando o atendimento normal é de cerca de quatro mil.

Detran inicia estiagem com estoque de água das chuvas: (Brasília, 09/05/2018) – Com o propósito de economizar e otimizar o uso da água tratada em suas dependências, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) implantou, a partir de novembro do ano passado, um sistema de captação de água de chuva no Depósito de Veículos do Plano Piloto (DVA-I) e nas unidade de Taguatinga e do Setor de Cargas (Vadel). A economia média proporcionada pelo projeto supera 250 mil litros de água, por mês, utilizada na lavagem de viaturas, pátios e faixas de pedestre. Somente no Depósito, com o uso da água das chuvas, a economia de água potável chega a 100 metros cúbicos, por mês. De janeiro para fevereiro, a redução em Taguatinga chegou a 102 metros cúbicos, enquanto na Vadel a redução foi de 46. O processo de captação é feito por meio de calhas no telhado dos prédios, canalizando a água que passa por um filtro antes de chegar aos reservatórios que têm capacidade de armazenar até 30 mil metros cúbicos: 20 mil no Depósito, cinco mil na Vadel e mais cinco mil em Taguatinga. Conforme a intensidade da chuva, os reservatórios transbordam em menos de uma hora.

Detran inicia instalação de bolsões de motos na via W3: (Brasília, 10/05/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), por meio de sua Engenharia de Trânsito, iniciou, na noite de quinta-feira (08/05), a instalação de 53 bolsões de motos nos cruzamentos semafóricos das Vias W3 Sul e Norte. As equipes começaram a sinalização na altura de quadra 515 Sul. O objetivo do Projeto é oferecer mais segurança aos condutores e pedestres, já que as motos aguardam a abertura dos semáforos posicionadas em local exclusivo e um pouco mais à frente dos outros veículos e atrás das faixas de pedestre. No Distrito Federal, as primeiras vias a receberem a sinalização foram a S1 e N1, em setembro do ano passado, quando foram instalados 33 bolsões. O Eixo Monumental foi adotado como projeto piloto pelo grande volume de motos que circulam nessas vias e o alto índice de acidentes. Os motociclistas pertencem à categoria de condutores que mais morrem no trânsito do DF, perdendo somente para os pedestres.

Detran-DF inicia parcelamento de débitos por meio de cartão: (Brasília, 11/05/2018) – A partir de segunda-feira (14), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) disponibilizará aos usuários o novo sistema de parcelamento de débitos de veículos por meio de cartão de crédito. Agora será possível parcelar multas de trânsito e débitos administrativos a exemplo de transferência de propriedade, seguro obrigatório, licenciamento anual e diárias de veículos.

Detran implanta serviço de protocolo na unidade do Gama: (Brasília, 11/05/2018) – A partir desta segunda-feira (14), o Detran do Gama começa a oferecer aos usuários o serviço de protocolo. Isso significa que os moradores da região não precisam mais se deslocar para outras unidades, a fim de entrar com recurso de multas, processos de compras, faturas de contratos, suspensão de CNH, ofícios, memorandos e requerimentos. O protocolo também é responsável pelo recebimento e postagem de notificações, CNH e CRLV, entre outros documentos. Até então, o Detran contava somente com três atendimentos de protocolo: na Sede do Órgão e nas unidades de Taguatinga e da Vadel. A implantação do serviço no Gama era uma reivindicação antiga do gerente da unidade, Wander de Castro Silva. Ele acredita que o protocolo é um serviço de suma importância para ampliar a qualidade do atendimento ao usuário.

Detran promove Seminário Internacional sobre Segurança no Trânsito Sustentável: (Brasília, 14/05/2018) – O Detran-DF, por meio da Diretoria de Educação de Trânsito, realizará, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes – CEFTRU/UNB, o Seminário Internacional sobre Segurança no Trânsito Sustentável. O evento acontecerá das 8h às 12h do dia 23 de maio, no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília e contará com a presença do renomado Professor Peter Furth, da Northeastern University de Boston, em Massachussets e de especialistas de Brasília. No Seminário, serão abordados temas sobre a segurança sustentável no trânsito, com ênfase em boas práticas, na inclusão da bicicleta como meio de transporte nas cidades. Serão oferecidas 240 vagas.

Detran-DF realizará o segundo leilão de veículos de 2018: (Brasília, 17/05/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizará, no próximo dia 28 de maio, mais um leilão de veículos. O evento acontecerá no Ginásio de Esportes de Sobradinho, Quadra 02, Área Especial 01 a 05, próximo à Rodoviária da cidade, a partir das 9h. Os interessados em participar deverão comparecer pessoalmente ao local. O Núcleo de Leilão do Detran está colocando à venda 697 unidades, das quais, 78 veículos em estado de circulação. O restante é sucata. Os lances variam de R$ 600 a R$ 9 mil reais.

Balanço da primeira quinzena do Maio Amarelo: (Brasília, 17/05/2018) – Na primeira quinzena de maio, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), realizou diversas atividades voltadas à mobilização e à participação coletiva para o Movimento Maio Amarelo, em Brasília. As ações educativas já alcançaram um público estimado em mais de 100 mil pessoas. Até o dia 15 de maio, a Diretoria de Educação promoveu 89 atividades em instituições públicas e privadas, atuou nas vias urbanas e também em grandes eventos do Distrito Federal. São ações voltadas para passageiros, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Cada uma com temática específica. A Engenharia de Trânsito está trabalhando na execução do cronograma para o Maio Amarelo com sinalizações exclusivas para motociclistas e ciclistas. Somente na primeira quinzena deste mês, já foram implantados 48 novos bolsões de motos, ao longo da Via W3 Sul, além da revitalização de mais cinco, nas Vias N1 e S1. As travessias cicloviárias também estão recebendo um reforço na pintura. Até agora, as equipes revitalizaram 36 delas, para dar melhor visibilidade ao motorista e mais segurança aos ciclistas. A Diretoria de Policiamento computa cerca de 1.120 autuações por alcoolemia, realizadas pelos Órgãos de fiscalização do Distrito Federal. Só o Detran já realizou aproximadamente 500 operações nas vias urbanas da Capital.

Detran-DF liga semáforos do balão do Unieuro em Águas Claras: (Brasília, 17/05/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) acionou nesta quinta-feira os cinco cruzamentos semafóricos instalados em Águas Claras: dois na rotatória da Unieuro, saída da Av. Castanheiras para a EPTG, e três na rotatória do Shopping DF Plaza. Durante esta primeira semana, a Engenharia de Trânsito do Órgão estará no local fazendo o monitoramento do fluxo de veículos para possíveis ajustes na sincronia do tempo semafórico, caso seja necessário. Para que os semáforos fossem ligados, na manhã desta quinta-feira o Núcleo de Sinalização Estatigráfica do Detran fez a pintura horizontal dos cruzamentos semafóricos. Foram implantadas 12 faixas de retenção e de acomodação. Nos últimos 35 dias, o Núcleo de Sinalização e Manutenção de Equipamentos do Detran monitorou os cruzamentos, realizou estudos técnicos e fez contagens e medições de veículos e de tempo para calcular o fluxo e o tempo a ser empregado na sincronia dos semáforos.

Curso de Iniciação à Superação do Medo de Dirigir: (Brasília, 25/05/2018) – Com 35 vagas disponíveis, estão abertas as inscrições para o Curso de Iniciação à Superação do Medo de Dirigir que acontecerá nos dias 9, 10, 16, 17 e 30 de junho de 2018. Os interessados poderão se inscrever no atendimento da Escola Pública de Trânsito, das 7h30 às 18h, até as vagas serem preenchidas.

Detran libera faixas exclusivas: (Brasília, 28/05/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que as faixas exclusivas da W3 Sul e Norte e do Setor Policial Sul estão liberadas das 7h às 23h59 desta terça-feira (29), em função dos transtornos causados pela greve dos caminhoneiros.

Detran/DF participa da Mobilização Nacional da Operação Lei Seca: (Brasília, 11/06/2018) – No último sábado (09/06), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), participou da Mobilização Nacional da Operação Lei Seca, que ocorreu, simultaneamente, em 22 Estados da Federação. A fiscalização ostensiva é uma estratégia desenvolvida pelo Fórum Permanente da Operação Lei Seca e tem como objetivo unir esforços e padronizar estratégias para coibir que condutores dirijam sob o efeito de álcool, por ser esta uma das maiores causas de óbitos no trânsito. No Distrito Federal as operações resultaram em 306 abordagens, 262 testes de alcoolemia, sendo que 24 deles acusaram o consumo de bebida alcoólica. Dois condutores foram conduzidos à Delegacia de Polícia por apresentar concentração de álcool considerada crime. Ao todo, foram recolhidos 17 veículos aos depósitos do Detran.

Operação Pontos para a Vida tirou de circulação 500 condutores irregulares: (Brasília, 13/06/2018) – Iniciada em abril de 2017, a operação Pontos para a Vida do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran–DF), que tem o objetivo de impedir que condutores suspensos ou cassados continuem dirigindo, acaba de retirar de circulação o 500º condutor irregular das vias de Brasília. No caso específico, tratava-se de uma condutora de 42 anos, abordada na segunda-feira (11), na Ponte JK conduzindo um Hyundai I30, que foi removido ao depósito por não estar licenciado e possuir mais de R$6.000,00 em débitos.

Reativação do Call Center do Detran-DF: (Brasília, 15/06/2018) – O serviço 154 do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) será reativado na próxima segunda-feira (18), há pouco mais de dois meses fora do ar, em razão do fim do contrato com a empresa prestadora do serviço. Após a conclusão do novo processo licitatório, o Call Center voltará a funcionar nos moldes do contrato anterior, 24 horas por dia com atendimento eletrônico e, das 7h às 19h, em dias úteis, com atendimento humano.

Detran intensificará ações durante a Copa: (Brasília, 15/06/2018) – Em razão do momento festivo que vivemos com a Copa do Mundo, onde é muito comum a ingestão de bebida alcoólica, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF), destaca atitudes seguras para que o torcedor aproveite este momento sem colocar em risco a segurança no trânsito. Além de ações educativas sobre álcool e trânsito, o Detran vai intensificar as operações de fiscalização, principalmente nos dias de jogos do Brasil, a fim de evitar que condutores alcoolizados coloquem em risco a vida no trânsito. “O objetivo do Detran é fazer com que tenhamos um período de Copa com comemorações sem acidentes com mortos e feridos”.

Detran instala braçadeiras para reduzir gasto de água nos banheiros: (Brasília – 15/06/2018) – Mesmo com o fim do racionamento de água no Distrito Federal, o Departamento de Trânsito continua buscando soluções simples e criativas que impliquem na redução do consumo de água em suas unidades. Aproveitando a ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Núcleo de Manutenção Predial (Numap) do órgão colocou em prática mais uma ideia sugerida pelos servidores a fim de reduzir o gasto de água nas torneiras de pressão dos banheiros do Detran. A um custo irrisório, foi possível instalar nas torneiras de pressão uma braçadeira plástica que diminui o espaço de acionamento, reduzindo pela metade o tempo de vazão da água.

Detran-DF fecha o cerco contra reincidentes na Lei Seca: (Brasília, 18/06/2018) – Às vésperas dos 10 anos de publicação da Lei 11.705, de 19 de junho de 2008, conhecida como Lei Seca, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) lança a segunda fase da Operação Pontos para a Vida, que terá o objetivo de monitorar os condutores que tiveram a habilitação suspensa por dirigirem alcoolizados, mas continuam cometendo infrações.

Lei seca poupa mais de mil vidas no DF: (Brasília, 18/06/2018) – Nesta terça-feira (19/06), a Lei 11.705, de 19 de junho de 2008, completa 10 anos. Conhecida como Lei Seca, a norma passou a considerar infração de trânsito a condução de veículo após a ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica. No período de 20 de junho de 2007 a 19 de junho de 2008, ano anterior à vigência da Lei Seca, o Distrito Federal registrou 500 mortes no trânsito. Os anos subsequentes registraram uma redução no número de vítimas fatais, totalizando 1.055 vidas poupadas na última década. Considerando o último ano, de 20 de junho de 2017 a 15 de junho de 2018, quando foram registradas 303 mortes, houve uma redução de 39%, ou seja, 197 vidas preservadas.

Detran realiza 1º Circuito de Experiências em Mobilidade e Trânsito: (Brasília – 20/06/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realiza, nesta quinta-feira (21), o 1º Circuito de Experiências em Mobilidade e Trânsito. O evento reunirá professores e alunos do curso Mobilidade e Trânsito, que integra o programa Detran nas Escolas. Este será o 3º encontro presencial do curso de formação de educadores, realizado na modalidade EAD em parceria com o Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE). Nos dois primeiros, foram realizadas aulas temáticas e produção de planejamentos para serem aplicados nas escolas. Agora, os cursistas e professores convidados terão a oportunidade de vivenciar experiências de atividades práticas, em grupo, das ações integradas do Detran que visam à educação para o trânsito.

Detran-DF participa da maior conferência do mundo sobre mobilidade por bicicleta: (Brasília, 21/06/2018) – O Gerente de Ações Educativas do Detran/DF, Tiago Moreira, participou da maior conferência do mundo sobre mobilidade por bicicleta, a Velo-City. Com o tema “Acesso à Vida”, a edição carioca aconteceu entre os dias 12 e 15 de junho e contou com mais de 1.200 participantes, entre inscritos e palestrantes. O objetivo da Velo-city é difundir conhecimento de alta qualidade, boas novas informações sobre ciclismo e planejamento de transporte em nível internacional, além de incentivar o reconhecimento do ciclismo como meio de transporte eficiente, saudável, ambientalmente correto e promover seu maior uso. O Rio de Janeiro foi a primeira cidade da América Latina a receber uma Velo-City. O evento internacional é referência mundial na discussão e formulação de políticas de ciclismo urbano.

Detran-DF inicia processo de identificação do usuário por biometria: (Brasília, 25/06/2018) – Com o objetivo de aumentar a segurança no processo de emissão da CNH, agilizar e simplificar o atendimento ao público, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) está implantando um novo sistema de atendimento ao cidadão. O processo consiste na identificação do usuário por meio de foto instantânea, da coleta da assinatura em meio virtual e da biometria, quando ele comparecer a algum posto do Órgão. O sistema está sendo implantado gradativamente, começando pela identificação dos servidores do Departamento, dos instrutores, médicos, psicólogos, examinadores e demais colaboradores. A partir de 4 de agosto, o cidadão que desejar tirar a primeira habilitação deverá primeiro agendar a identificação por meio do aplicativo Detran/DF Biometria, que estará disponível nas lojas Play Store e Apple Store, a partir de 20 de julho. Depois é só dirigir ao local agendado para a coleta da fotografia, assinatura e dados biométricos, além de cadastrar o celular para acompanhar o processo.

Curso de Superação do Medo de Dirigir: (Brasília – 26/6/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal está com inscrições abertas para o Curso de Iniciação à Superação do Medo de Dirigir, previsto para começar no dia 9 de julho. Serão oferecidas 35 vagas para condutores habilitados. O curso é gratuito, com carga horária de 32 horas-aula e acontecerá de 9 a 17 e 30 de julho, das 8h15 às 11h45, na Escola Pública de Trânsito, localizada na quadra 906 Sul.

Detran-DF contrata o serviço Multi Cartão do Banco do Brasil: (Brasília, 26/06/2018) – Atendendo a uma antiga reivindicação de usuários que não possuem conta nos bancos contratados pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF), a Autarquia, por meio de sua Diretoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, está disponibilizando o serviço Multi Cartão do Banco do Brasil, para o recolhimento de taxas, serviços e multas de trânsito de correntistas de outros bancos. Desde terça-feira (26), o usuário que possuir cartão de débito de qualquer instituição bancária do país poderá efetivar a transação nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil. A iniciativa não inclui IPVA (Secretaria de Fazenda) e DPVAT (Seguradora Líder) por não pertencerem ao Detran. Atualmente, são autorizados a receber débitos do Detran o Banco de Brasília, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil. Após uma exposição de motivos do Detran, sobre a necessidade de ampliação do atendimento, o Banco do Brasil disponibilizou o novo serviço.

Liberação de faixas exclusivas: (Brasília, 29/06/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que, em razão do jogo do Brasil x México, as faixas exclusivas da W3 Sul e Norte e do Setor Policial Sul estarão liberadas da 0h00 (zero hora) às 23h59 de segunda-feira (02/07).

Copa 2018 tem 68,9% mais autuações na Lei Seca: (Brasília, 03/06/2018) – De acordo com um levantamento do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF),  em junho de 2018 foram autuados 1.701 condutores por dirigirem após o consumo de bebida alcoólica, uma média de 56 multas por dia. Os dados são preliminares, mas representam 68,9% mais infrações que as registradas em junho de 2014, quando ocorreu a Copa do Mundo no Brasil, e foram multados 1.007 motoristas alcoolizados.

Detran-DF registra, em junho, o menor número de mortes em 2018: (Brasília, 04/07/2019) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) registrou, em junho, o menor número de mortes em acidentes de trânsito deste ano, foram 16 óbitos. Conforme mostram as estatísticas do Órgão, este é o menor número de vítimas fatais registrado nos meses de junho, desde o ano 2000.

Nova campanha do Detran-DF utiliza realidade virtual: (Brasília, 05/07/2018) – A Diretoria de Educação de Trânsito do Detran/DF lançou, esta semana, uma nova campanha voltada para a conscientização dos condutores quanto aos riscos do uso do celular ao volante, do excesso de velocidade e da ingestão de bebida alcoólica quando for dirigir. Com a designação “Escolha”, a campanha será realizada por meio de uma nova ferramenta adotada nas atividades voltadas para a segurança no trânsito. Trata-se de óculos de realidade virtual em 360°, que simulam diversas situações que colocam em risco a vida de cidadãos.

Cursos de Mecânica para Mulheres e Superação do Medo de Dirigir: (Brasília, 12/07/2018) – Estão abertas as inscrições para os Cursos de Mecânica para Mulheres e Superação do Medo de Dirigir. As inscrições para as turmas de agosto serão abertas no dia 23 de julho.

Brasilienses insistem no uso do celular ao volante: (Brasília, 19/07/2018) – No primeiro semestre deste ano, foram autuados no Distrito Federal, 34.413 condutores pelo uso do celular enquanto dirigiam. Conforme dados do Departamento de Trânsito (Detran-DF), em média, foram flagrados diariamente 190 condutores falando ou manuseando o aparelho, ou seja, um a cada sete minutos e meio. Em relação ao primeiro semestre de 2017, quando foram autuados 32.812 condutores, o aumento foi em torno de 5% em 2018.  De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor flagrado utilizando o celular ao volante recebe multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira de Habilitação.

Estudo revela fatores de riscos para acidentes com motocicletas: (Brasília, 26/07/2018) – Um levantamento realizado pela Gerência de Estatísticas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal revela os principais fatores de riscos associados aos acidentes fatais envolvendo motocicletas. Dentre eles, destaque para o uso de álcool ou outras substâncias psicoativas, a perda do controle do veículo, a inexperiência, o excesso de velocidade e a direção muito próxima a outro veículo. Os fatores podem ter sido gerados pelo motociclista ou por qualquer outro envolvido no acidente.

Detran emite 27 mil licenciamentos de veículos por dia: (Brasília, 31/07/2018) – De 23 a 27 de junho, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) emitiu 138 mil Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs) de 2018. Até o momento 602.623 veículos foram licenciados no DF, o correspondente a 34,5% da frota de veículos (1.748.674).  A prioridade de envio dos documentos é para os veículos com placa final 1 e 2, cuja exigência de uso do CRLV começa a partir de 1° de setembro. Neste ano, a fiscalização seguirá o calendário definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A exigência ocorrerá a partir do 1º dia de cada mês, a começar de setembro, conforme o final da placa do veículo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na CNH, recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.

Mais de 40% dos pedestres mortos no trânsito consumiu álcool ou drogas: (Brasília, 02/08/2018) – De acordo com um levantamento preliminar realizado pela Gerência de Estatísticas do Detran-DF, com base nos dados do Instituto Médico Legal (IML), das 171 vítimas fatais em acidentes de trânsito registrados no Distrito Federal em 2018, pelo menos 67 (39%) haviam consumido álcool ou droga. O estudo indica que 30 vítimas fatais haviam consumido álcool, 22 utilizaram drogas e 15 apresentaram resultado simultâneo para álcool e drogas. O levantamento analisa apenas os exames realizados em vítimas fatais e não define a responsabilidade pelo acidente. Os dados são preliminares, mas apontam que a maior parte das vítimas, que consumiram bebida alcoólica, era pedestre. Das 45 vítimas com resultado positivo para álcool, 22, ou seja, 48% eram pedestres, nove condutores, oito motociclistas e seis passageiros. Quanto ao consumo de drogas, 37 vítimas mortas apresentaram resultado positivo, sendo 14 pedestres (37%), oito motociclistas, sete condutores e quatro ciclistas.

(Brasília, 03/08/2018) – De acordo com dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, até esta sexta-feira (03/08), 612.346 veículos foram licenciados no DF, o correspondente a 35% da frota de veículos (1.748.674).  Nesta semana o Detran emitiu todos os documentos dos veículos cujos débitos foram quitados. Neste ano, a fiscalização seguirá o calendário definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A exigência ocorrerá a partir do 1º dia de cada mês, a começar de setembro, conforme o final da placa do veículo. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o veículo não licenciado é considerado infração gravíssima e resulta em sete pontos na CNH, recolhimento do veículo e multa de R$ 293,47.

Clínicas passam a atender pessoas com deficiência: (Brasília, 15/08/2018) – A partir desta semana, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) autorizou as clínicas credenciadas com acessibilidade a realizarem o atendimento de pessoas com deficiência. Antes a avaliação médica para obter a habilitação ou renovação da CNH desses candidatos era feita exclusivamente pelo Detran.  Agora o procedimento será realizado nas clínicas credenciadas, o que trará mais comodidade aos usuários.

Detran-DF abre visitação para terceiro leilão de veículos: (Brasília, 20/08/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizará, no próximo dia 27 de agosto, mais um leilão de veículos. O evento acontecerá no Ginásio de Esportes de Sobradinho, Quadra 02, Área Especial 01 a 05, próximo à Rodoviária da cidade, a partir das 9h. Os interessados em participar deverão comparecer pessoalmente ao local. O Núcleo de Leilão do Detran está colocando à venda 819 unidades, dos quais, 130 veículos estão em estado de circulação. O restante é sucata. Os lances variam de R$ 600 a R$ 8 mil reais.

Detran do Distrito Federal é o primeiro a oferecer a versão digital do CRLV: (Brasília, 27/08/2018) – O ministro das Cidades, Alexandre Baldy, acompanhado da diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, e dos diretores do Denatran, Maurício Alves, e do Detran-DF, Silvain Barbosa, apresenta, nesta segunda-feira (27), a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVe), documento de porte obrigatório do veículo. O  Detran do Distrito Federal será o primeiro a oferecer a versão digital, que substituirá o documento impresso, disponibilizada no mesmo aplicativo da CNH-e, ainda este mês, por meio de um projeto-piloto. A nova tecnologia vai facilitar a vida das pessoas, em sua  maioria,  conectadas com as redes. A meta é que essa modalidade esteja disponível nos Detrans de todo o país até o final deste ano.

Detran altera sentido de via próxima à Orla JK: (Brasília, 17/09/2018) – A partir desta terça-feira (18/09), a Engenharia de Trânsito do Detran/DF dará início à sinalização horizontal e vertical que irá alterar o sentido de circulação do trecho 2 do Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES), Orla JK. Atualmente, o trecho tem sentido duplo, mas passará a funcionar em sentido único, para quem sai do comércio da orla a fim de acessar a Ponte JK e seguir para o Lago Sul. A via será liberada para veículos após a conclusão do serviço, que deve ocorrer ao final do dia. O objetivo da alteração é dar fluidez ao trânsito e garantir maior segurança viária para condutores e pedestres que circulam no local. A pista é de 50 km/h na qual serão instaladas placas indicando a velocidade, sentido proibido, PARE, pista sinuosa à esquerda, estreitamento de pista à direita, parada obrigatória à frente e a implantação de marcas de canalização. A fiscalização atuará no local em apoio às equipes de sinalização e para a orientação dos motoristas.

Semana Nacional de Trânsito – Abertura: (Brasília, 18/09/2018) – Com o propósito de ampliar os meios de conscientização dos usuários das vias, promover a segurança no trânsito e a mobilidade urbana sustentável, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) já deu início às atividades alusivas à Semana Nacional de Trânsito que é realizada, anualmente, de 18 a 25 de setembro. Com uma extensa programação, a Diretoria de Educação de Trânsito do Detran começou a semana com o projeto Mobilidade ao Redor, desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades, de 17 a 21 de setembro. Paralelo a essa ação será realizado, nesta terça-feira (18), um dia de atividades lúdicas para crianças, no espaço cultural do DNIT. A Semana Nacional de Trânsito se encerra propositalmente no Dia Nacional do Trânsito, instituído em 25 de setembro, data em que se comemora a criação do Código de Trânsito Brasileiro.

DF atinge um dos menores índices de mortes no trânsito: (Brasília, 18/09/2018) – Um levantamento que compara a evolução do índice de óbitos por 100 mil habitantes em países que adotaram iniciativas de segurança viária aponta que o Distrito Federal registrou o segundo melhor resultado na redução de mortes, entre os anos de 2010 e 2013. Os dados do DF foram comparados aos alcançados pela África do Sul, Bolívia, Brasil, Colômbia, Índia, México e República Dominicana.

Estudo revela que a redução de velocidade diminui acidentes: (Brasília, 20/09/2018) – Um estudo da Gerência de Estatísticas do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) mostra que as vias urbanas que tiveram o limite de velocidade reduzido registraram uma significante queda no número de acidentes. Em 2016, o Detran-DF alterou o limite de velocidade da Avenida das Araucárias e da Avenida das Castanheiras, em Águas Claras, e das vias LJ 01, LJ 02, Avenida Comercial e Avenida Samdu, em Taguatinga. Um ano antes da alteração foram registrados, nessas vias, 313 acidentes de trânsito, já no ano posterior à mudança ocorreram 201, ou seja, houve uma redução de 35,7% no número de acidentes com vítimas.

Cursos de atualização de instrutor e diretor de autoescola: (Brasília – 27/09/2018) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal está com inscrições abertas para os cursos de Atualização de Instrutor de Trânsito e de Atualização de Diretor-Geral e Diretor de Ensino dos Centros de Formação de Condutor (CFCs). O curso de Atualização para Instrutor de Trânsito será realizado de 15 a 19 de outubro, e o de Atualização para Diretor-Geral e Diretor de Ensino de CFC ocorrerá de 22 a 26 de outubro. As aulas serão ministradas das 18h30 às 22h, na Escola Pública de Trânsito (EPT), situada na 706/906 Sul.

Setembro recorde em redução de mortes no trânsito: (Brasília, 02/10/2018) – Em setembro de 2018, o Distrito Federal apresentou o melhor desempenho dos últimos 19 anos em segurança viária, se comparado aos meses de setembro de 2000 para cá. Esse foi o que registrou o menor número de mortes no trânsito, 14. Isso representa uma redução de 26%, se comparado ao mesmo mês do ano passado, quando morreram 19 pessoas. O terceiro menor registro de mortes em setembro ocorreu em 2015, com 21. O pior setembro para o trânsito do DF foi o de 2007, quando 55 pessoas morreram.

Cerca de dois mil condutores foram flagrados na Lei Seca: (Brasília, 04/10/2018) – De acordo com dados preliminares do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em setembro, 1.961 motoristas foram autuados por dirigirem após a ingestão de bebida alcoólica, uma média diária de 65 infrações.  Ainda existem multas em processamento, mas o levantamento preliminar demonstra que setembro teve o maior número de flagrantes de alcoolemia de 2018, a média nos meses anteriores foi de 1.825 autuações. O último mês também registrou a maior quantidade de prisões, 185 motoristas foram conduzidos à delegacia por apresentarem resultado igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar. Em média, os meses anteriores registraram 144 prisões. De janeiro a setembro deste ano, foram flagrados 16.564 condutores alcoolizados, sendo que 1.334 foram presos. Em todo o ano de 2017 foram multados 24.938 motoristas, desses 1.743 foram presos.

Atuação do Detran no dia das eleições: (Brasília – 04/10/2018) – Para que os cidadãos possam exercer seu direito ao voto de forma segura e ordeira, no domingo (8), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal atuará de forma intensa, garantindo a fluidez do trânsito e a segurança de condutores e pedestres, sobretudo nas proximidades dos mais de 600 pontos de votação nas diversas regiões administrativas.

Semana Nacional de Trânsito – Encerramento: (Brasília, 10/10/2018) – A Semana Nacional de Trânsito 2018, promovida de 18 a 25 de setembro, exerceu influência positiva nos índices de acidentes com morte no DF. A Estatística de Trânsito do Detran-DF registrou uma redução de 26% no número de mortes em setembro, se comparado ao mesmo mês do ano passado. Foram 19 óbitos, em 2017, contra 14, este ano. Com esse resultado, o Distrito Federal completa quatro meses seguidos com redução de mortes em acidentes de trânsito, se comparado ao mesmo período de 2017. Conforme dados do Detran-DF, setembro de 2018 teve o segundo menor número de mortes dos últimos 23 anos. Com 14 óbitos, perde somente para março de 2017, quando ocorreram 13 mortes.

Curso de Reciclagem para Condutor Infrator: (Brasília, 10/10/2018) – Estão abertas as inscrições para o Curso de Reciclagem para Condutor Infrator realizado pelo Núcleo de Formação e Cursos de Trânsito do Detran-DF. Ao todo, serão 30 vagas por turma.

Mortes de crianças no trânsito caem 33% no DF: (Brasília, 11/10/2018) – De acordo com levantamento da Gerência de Estatística do Detran, o Distrito Federal registrou uma redução de 33% no número de mortes de crianças em acidentes de trânsito, no período compreendido entre 2016 e 2018. O levantamento considera vítimas com idade entre zero e 14 anos. Em 2016, 16 crianças morreram em decorrência de acidentes fatais nas vias do DF. No ano seguinte, este número caiu para seis vítimas, uma redução de 62,5%. Em 2018, um dado preliminar aponta que quatro crianças perderam suas vidas no trânsito, uma redução de 33,3% em relação ao ano anterior. O estudo detalha ainda que, nesses dois anos, 14 vítimas eram passageiras dos veículos, 10 eram pedestres e, em dois casos, não foi possível identificar o tipo de envolvimento.

Chegada das chuvas exige mais cuidado no trânsito: (Brasília, 16/10/2018) – O início das chuvas marca um período em que os riscos de acidentes no trânsito aumentam. O óleo, a fuligem e a sujeira acumulados durante o longo período de estiagem juntam-se à água da chuva formando uma camada escorregadia na pista, o que dificulta a frenagem e pode provocar colisões, principalmente em horários de grande fluxo de veículos. A visibilidade também fica comprometida, principalmente em momentos de chuva forte. Em razão disso, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal alerta os condutores de veículos a redobrarem a atenção, reduzirem a velocidade e aumentarem a distância do veículo à frente. “Em alta velocidade, o risco de acidentes ainda é maior, pois pode ocorrer a aquaplanagem e o veículo perder a direção, vindo a rodar na via e colidir com outros veículos ou objetos fixos”, destaca o diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca. Ele lembra, ainda, que é importante revisar freios, pneus, limpadores de para-brisa, sistema de circulação de ar e toda a parte elétrica do veículo, já que lâmpadas e fusíveis se queimam com mais facilidade quando são molhados.

Lei Seca leva mais de 14 mil condutores à prisão: (Brasília, 11/10/2018) – Nos dez anos de vigência da Lei Seca, 14.233 condutores foram presos no Distrito Federal por serem flagrados no trânsito dirigindo embriagados. O maior número de registros ocorreu em 2015, com 2.009 prisões. O menor foi em 2012, com 481. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que apresentar concentração de álcool igual ou superior a 0,3 miligrama por litro de ar alveolar comete crime de trânsito, cuja pena de detenção varia de seis meses a três anos. O levantamento realizado a partir de dados da Polícia Civil do Distrito Federal indica que a cidade de Ceilândia, a mais populosa do DF, foi a recordista nesse tipo de infração com 2.036 flagrantes, de junho de 2008 a julho de 2018. Em 2016, a cidade atingiu o ápice de ocorrência, com 363 prisões. Já a Região Administrativa de Brasília ocupa o segundo lugar em maior quantidade de presos por alcoolemia, 1.598, seguida de Taguatinga, com 1.362, e de Planaltina, com 1.025. Ainda foram registrados elevados casos de alcoolemia no Gama, com 985 prisões; em Samambaia, com 894; e em Santa Maria, com 812.

Detran promove o quarto leilão de 2018: (Brasília, 18/10/2018) – Na segunda-feira (22), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) abre o período de visitação aos veículos que serão leiloados no próximo dia 29. A exposição estará aberta das 8h30 às 17h30, em horário ininterrupto, até sexta-feira (26). Ao todo, serão leiloados 986 veículos, entre carros e motos. Desses, 80 estão aptos a circular e o restante é considerado sucata, destinado apenas ao comércio de peças e componentes.

Seminário internacional – Acidentes com moto em Brasília: soluções possíveis: (Brasília, 19/10/2018) – A Gerência de Ação Educativa do Detran-DF, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes da UnB, realizará o seminário internacional – Acidentes com moto em Brasília: soluções possíveis, na próxima terça-feira (23), a partir das 8h, no Auditório do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB). O Evento é gratuito, aberto ao público e as inscrições podem ser feitas na hora. O objetivo do encontro é promover o debate de um conjunto de ações necessárias para minimizar os principais fatores de risco que podem resultar em acidentes de trânsito envolvendo motos no Distrito Federal, que conta com uma frota de 202.266 mil motocicletas. O evento terá a participação do Secretário Geral da Associação Sueca de Motociclistas, Jesper Christensen, que é um dos responsáveis pela criação do sistema de autoescolas para motociclistas na Suécia, que tem uma frota equivalente a 260 mil motos. Mais de 15 mil alunos, de pelo menos 300 autoescolas do país,

1 COMENTÁRIO

  1. Apenas uma obrigação o DETRAN/DF não cumpriu: PAGAR AOS JORNAIS COMUNITÁRIOS PELA DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA “VELOCIDADE 2018”, DIVULGADA AINDA EM SETEMBRO.
    A AV COMUNICAÇÃO DIZ QUE O DETRAN NÃO PAGOU. DONOS DE JORNAIS LIGARAM PARA A SECRETÁRIA DO SILVAIM QUE FICOU DE DAR UMA RESPOSTA E ATÉ HOJE; NADA DE RESPOSTA.
    AGOGRA, SE ATRASARMOS O IPVA VAMOS PAGAR COM JUROS. OU NÃO?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui