MAIS
    HomeDistrito FederalBloco Carnaflow leva diversão e alegria do Carnaval a jovens de Ceilândia

    Bloco Carnaflow leva diversão e alegria do Carnaval a jovens de Ceilândia

    Diversidade, representatividade e alegria são as marcas registradas do bloco Carnaflow, que desde 2018 é realizado na Praça do Cidadão, em Ceilândia. Esta é a quinta edição da festa, que vem se consolidando na programação do Carnaval de Brasília, com o objetivo de oferecer uma alternativa de folia para os jovens e adultos das regiões administrativas de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia. O bloco teve aporte do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

    “Este ano foi a primeira vez que o Carnaflow foi realizado com apoio do FAC e da Secretaria de Cultura, o que viabilizou uma estrutura que não tínhamos até então. E para além da questão financeira, é muito importante esse reconhecimento do Estado. Esperamos que iniciativas como o Carnaflow sejam apoiadas pela política pública cultural do DF”
    Natália Botelho, organizadora do Carnaflow

    O encontro deste ano conta com cinco DJs, sendo três mulheres e dois homens, que se revezam na animação do público com um mix de ritmos musicais populares, como o funk, o axé, o pop e o samba. Segundo a organização do evento, a estimativa é de que 1.200 pessoas tenham aproveitado as atrações do bloco neste sábado (18).

    Uma das organizadoras do evento, Natália Botelho destacou a importância do apoio que o bloco carnavalesco recebeu da Secretaria de Cultura e do FAC, que direcionou R$ 29.900 para investir na estrutura e organização do evento. “Este ano foi a primeira vez que o Carnaflow foi realizado com apoio do FAC e da Secretaria de Cultura, o que viabilizou uma estrutura que não tínhamos até então. E para além da questão financeira, é muito importante esse reconhecimento do Estado. Esperamos que iniciativas como o Carnaflow sejam apoiadas pela política pública cultural do DF”, afirma.

    A estimativa é de que 1.200 pessoas tenham aproveitado as atrações do bloco Carnaflow neste sábado (18) | Foto: Andressa Oliveira/Divulgação Secec

    História

    O bloco foi criado pelo Projeto Jovem de Expressão, instituto que promove ações educacionais e culturais, incentivando o protagonismo dos jovens e a ocupação de espaços públicos. “Quando vimos a efervescência do Carnaval de Brasília nos últimos anos, sentimos falta de iniciativas que fossem na nossa própria comunidade, porque muitas vezes íamos em um bloco no Plano Piloto ou em outras regiões administrativas e não conseguíamos voltar para casa tarde, pela distância”, recorda Natália. “Então pensamos o Carnaflow como uma alternativa aos blocos que ficam no centro da cidade, para que a juventude de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia pudesse acessar essa festa em um sábado de Carnaval”, pondera a produtora.

    A atriz Taína Barbosa, moradora de Ceilândia, salientou a alegria de poder voltar ao Carnaflow depois do período de pandemia. “Para mim, o Jovem de Expressão tem um lugar afetivo, justamente por ser um local que descentraliza a educação e a cultura. Não é só no Plano Piloto que as coisas acontecem e, depois da pandemia, temos que viver e aproveitar o momento”, declara Taína.

    A festa, de acordo com a organização, promoveu cerca de 50 postos de trabalho, diretos e indiretos, muitos deles compostos por ex-alunos do próprio instituto, como DJs, cenógrafos, produtores e artistas plásticos.

    * Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

    The post Bloco Carnaflow leva diversão e alegria do Carnaval a jovens de Ceilândia appeared first on Agência Brasília.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler

    spot_img