Um dos mais importantes e influentes do mundo, o jornal The New York Times acaba de eleger Brasília como um dos 52 destinos turísticos para se conhecer em 2024. A publicação destaca principalmente a arquitetura da cidade por seus prédios “futuristas e modernistas”, lembrando ainda as obras de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. “Brasília é uma cidade aberta e integrada”, definiu o NYT.
O primeiro edifício da capital projetado por Niemeyer foi o Brasília Palace Hotel, inaugurado em 30 de junho de 1958 por Juscelino Kubitschek, dois anos antes da inauguração da capital federal, em 21 de abril de 1960. Por eles passaram reis, rainhas, presidentes e ministros. Reconstruído pelas Organizações PaulOOctavio nos anos 1990, o Brasília Palace é um exemplo vivo da arquitetura e do dinamismo daqueles anos dourados do Brasil.
Para quem ainda não conhece a capital, o hotel é uma das melhores opções de hospedagem, por combinar acessibilidade, o projeto de Niemeyer, obras de arte de Athos Bulcão e a modernidade da arquitetura brutalista dos anos 1960. Para completar, o restaurante Oscar ainda tem o charme de uma mesa eternamente reservada para o mestre que projetou, e anos mais tarde acompanhou a restauração, do primeiro prédio de Brasília.