Celina Leão fala sobre crise no sistema penitenciário do DF

0
7


Com a repercussão de que o juiz da Vara de Execuções Penais (VEP) analisa uma possível interdição do presídio da Papuda, a presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputada Celina Leão (PSD), lembrou em seu discurso desta terça-feira (21), que o caos no Sistema Penitenciário do Distrito Federal já vinha sendo anunciado por ela. “Tenho falado isso com freqüência e no caso da Papuda enfatizei que problema é como uma panela de pressão prestes a explodir e trazer problemas gravíssimos para o DF”, disse.

A parlamentar destaca que o caso é emergencial e envolve Direitos Humanos, Saúde e Segurança Públicas. “O governo teria que dar uma resposta a altura da indignação do juiz. Tinha que se antecipar e dar uma solução imediata e não dizer que vai fazer para o fim do ano ou ano que vem”, lamenta.

Celina Leão diz que a estrutura prisional já era precária e como só aumenta o número de presos o resultado não poderia ser diferente. “Nunca vimos tantas mortes e fugas nos presídios e no sistema socioeducativo como na atual gestão, o que comprova a falta de atitude e a inércia do governo no que diz respeito à estrutura do sistema”, avalia a deputada.

A deputada disse que vai visitar o juiz da VEP. “Vou conversar com ele e ver o que  podemos fazer em conjunto para resolver esta situação emergencial. Também vou cobrar do GDF uma ação pontual à  altura das necessidades emergenciais do sistema prisional”, finaliza Celina Leão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui