Cerca de 450 mil devem participar dos cinco dias do Brasília Motocapital

0
17

A programação variada prevê shows, luta livre, globo da morte e gincanas

motocapital

Uma vez por ano, um furacão de couro preto e metal embalado pelo rock e o rugido de motores invade o Parque de Exposições da Granja do Torto. Maior evento de motociclistas da América Latina e terceiro maior do mundo, o Brasília Motocapital tornou-se tradição na cidade e chega à 12ª edição. De hoje a 26 de julho, cerca de 450 mil pessoas e mais de 100 mil motos devem participar do encontro. A estrutura de 150 mil metros quadrados receberá 1,5 mil motoclubes brasileiros, de outros países da América Latina, dos Estados Unidos e da Europa.

Apaixonados pelas duas rodas poderão curtir uma variada programação, que inclui desde shows musicais até apresentações de luta livre e globo da morte (veja quadro). “A pior coisa que pode acontecer em um evento é a mesmice, então, vamos inovar neste ano”, anuncia o organizador-geral do Brasília Motocapital, Marco Portinho, 60 anos. Além das centenas de estandes de cada motoclube, o evento contará com um Motopub, onde serão realizadas apresentações musicais, das 18h às 6h, e de um espaço exclusivo para mulheres, com roupas de motociclismo e outros produtos. “Outro dos grandes diferenciais será o passeio de barco. Quem quiser, pode se inscrever. Sairemos de moto para visitar os principais monumentos de Brasília e, depois, iremos ao Pontão para dar uma volta no Lago Paranoá”, acrescenta Portinho.

Criar um clima familiar é um dos principais objetivos dos organizadores do Brasília Motocapital. A festa terá, ainda, uma área reservada para crianças, com muro de escalada e brinquedos. O casal Leonardo Malva, 42 anos, e Ida Alcântara, 47, participa do evento há 3 anos, com os filhos Ana Beatriz, 11, e Rafael, 5. A família mora em Sobradinho e está acampada no Parque de Exposições desde sábado. “São as férias das crianças. Elas adoram vir e se divertem muito”, diz a funcionária pública Ida. “É uma oportunidade de descansar da correria do dia a dia”, completa o policial militar Leonardo.

O casal de gaúchos Armando, 66, e Cláudia da Silva Doico, 45, mora no município de Melo, no Uruguai, e chegou à Granja de Torto no domingo. “Estamos viajando de motorhome desde abril, visitando diversos lugares até chegar aqui”, detalha Claudia. A dupla fez todo o trajeto acompanhada da vira-lata Nina. “É a terceira vez que participamos do evento. Temos as melhores expectativas”, empolga-se Armando.

Para os apaixonados por motos, outro atrativo do evento é encontrar os companheiros de estrada. O brasiliense Marcelo Buess, 54 anos, tira férias para acampar no Parque de Exposições. “Venho desde a primeira edição. O melhor é poder estar com os amigos, conhecer gente nova e trocar experiências”, explica.

O 12º Brasília Motocapital também terá o tradicional passeio motociclístico pelos principais cartões-postais da capital, a ser realizado no sábado. O desfile costuma reunir cerca de 15 mil motos por ano. Entre as outras atividades que farão parte do cronograma, estão luta livre, globo da morte e palestras com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Batalhão de Polícia de Trânsito. Na área musical, foram confirmadas as presenças de mais de 20 artistas. Entre eles, estão Suricato — finalista do programa da Rede Globo Superstar em 2014 —, Erasmo Carlos, Cracker Blues e Johnny Vox.

Desde a criação do Brasília Motocapital, tornou-se popular que casais de motociclistas decidam selar a união durante a festa. Neste ano, estão previstos três casamentos, que serão oficializados pelo pastor André Luiz Fernandes, 52 anos, o pastor Geleia. “Aconselhamos casais a andarem de moto juntos, a celebrarem a família e curtirem as mesmas paixões em dupla”, afirma o representante do Ministério de Motociclistas Esquadrão de Cristo. Até hoje, cerca de 30 cerimônias foram celebradas. O aposentado Evandro França, 66, trocou votos com a mulher, Ruthinha, no palco do encontro, há 4 anos. “Foi inesquecível. Nós nos casamos ao som de Love me tender, de Elvis Presley”, lembra.

ParticipeBrasília Motocapital 2015
De hoje a 26 de julho, no Parque de Exposições da Granja do Torto
Entrada franca para motociclistas e garupas
Pedestres pagam R$ 20 (meia-entrada)
Mais informações: www.brasiliamotocapital.com.br

Programação22 de julho

17h — Abertura dos portões
18h — Abertura oficial do evento
18h15 — Banda Pães e vinhos
19h30 — Banda The Memories
21h — Apresentação do globo da morte
21h15 — Johnny Vox
23h — Banda Cracker Blues

23 de julho
7h — Café da manhã para motociclistas
12h — Abertura dos portões
18h — Oração com o pastor Geleia
18h30 — Banda Big Balls (AC/DC cover)
20h15 — Quinta Essência (Janis Joplin cover)
21h — Apresentação do globo da morte
21h — Banda Nossurender (Palco Alternativo)
22h — Cães de Aluguel (Creedence cover)
22h — Cordel do Zé Peixeira, com Glaucio Gaiteiro (Palco Alternativo)
22h45 — Drag Queens (Queen cover)

24 de julho
7h — Café da manhã para motociclistas
12h — Abertura dos portões
17h45 — Oração com o pastor Geleia
18h — Geriatric Blues Band
19h45 — Baú Revirado (Raul Seixas cover)
21h — Banda Pães e Vinhos (Palco Alternativo)
21h20 — Apresentação do globo da morte
21h30 — Banda Os Dinamites
22h — Apresentação luta livre
22h30 — Cordel do Zé Peixera, com Glaucio Gaitero
23h15 — Ligação Direta
01h15 — Banda Suricato
3h — Banda Ramona

25 de julho
7h — Café da manhã para motociclistas
9h30 — Abertura dos portões
10h — Gincana Biker (cabo de guerra, braço de ferro, corrida tartaruga e moto customizada)
11h — Curso de Condução em rodovia
15h — Apresentação do globo da morte
16h — Passeio Turístico
18h — Apresentação do globo da morte
18h — Oração com o pastor Geleia
18h — Banda Blues Container
19h45 — Lynyd Skynyrd Tribute
20h — Apresentação do globo da morte
21h — Banda Pães e Vinhos (Palco Alternativo)
21h15 — Sorteio de brindes
21h45 — Elvis Band Brasil
22h — Apresentação do globo da morte
22h30 — Apresentação de luta livre
0h — Erasmo Carlos
2h — Brazilian Blues Band

26 de julho

7h — Café da manhã para motociclistas
09h30 — Abertura dos portões
11h — Apresentação do globo da morte
12h15 — Banda The Capitals
14h — Apresentação do globo da morte
14h — Banda Nossurender
15h45 — Banda Terno Elétrico
16h — Apresentação do globo da morte
18h30 — Encerramento do evento

 

 

 

Fonte: Correio Braziliense

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui