CEUB inaugura Clínica-Escola de Medicina Veterinária

 

Com infraestrutura de ponta e centro de pesquisa multidisciplinar, o espaço visa atender a comunidade e capacitar os estudantes para diagnósticos e condutas clínicas

O Centro Universitário de Brasília (CEUB) inaugura nesta quarta-feira (29), a Clínica-Escola de Medicina Veterinária para atendimento à comunidade. Localizado no Campus Asa Norte, o espaço atenderá cães, gatos e animais silvestres e exóticos do público interno e externo à instituição, enquanto oferece experiências práticas de atendimento para os estudantes do curso. Os atendimentos à comunidade poderão ser agendados por telefone nos horários de funcionamento da clínica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Com uma equipe de profissionais qualificados, que envolve o corpo docente e técnicos em saúde animal, a Clínica-Escola do CEUB oferecerá uma ampla gama de serviços, incluindo consultas, vacinas, exames laboratoriais e de imagem, cirurgias e internação. A clínica também irá contribuir com o desenvolvimento de pesquisas na área de medicina veterinária, permitindo que estudantes e professores conduzam estudos e novos projetos.
O responsável pela Clínica-Escola e professor de Medicina Veterinária do CEUB, Bruno Alvarenga, destaca o compromisso da instituição em proporcionar aos alunos a oportunidade de aprimorar suas habilidades práticas sob a supervisão de veterinários experientes, além da oferta de serviços veterinários de qualidade ao público. “A Clínica-Escola de Medicina Veterinária do CEUB representa mais do que um espaço de aprendizado, é uma arena de descobertas, inovação e colaboração multidisciplinar, moldando os profissionais do futuro em um ambiente que simula e desafia a realidade clínica”, celebra Bruno Alvarenga.
Infraestrutura de ponta
Com cinco consultórios especializados, incluindo um exclusivo para felinos e outro para doenças infectocontagiosas, a clínica oferece laboratórios de diagnóstico, imagens, salas de emergência e áreas de internação, estruturadas para atender a uma variedade de necessidades médicas. O espaço dispõe de dois centros cirúrgicos, sendo um deles destinado para aulas práticas e futuros mutirões de castração, com seis estações cirúrgicas. “Câmeras que permitem o registro das atividades cirúrgicas, bem como a inclusão dos alunos em cirurgias mais elaboradas”, destaca o professor Bruno Alvarenga.
A Clínica Escola permite a realização de simulações de emergência de atendimento clínico com manequins para inserir o aluno em um ambiente muito próximo do real. “Por meio da prática na Clínica, o aluno irá desenvolver habilidades psicomotoras, sobretudo para situações de emergência, que ele enfrentará ao longo da vida profissional. O treinamento vai englobar o diagnóstico, o tratamento, a elaboração de requisições e a familiarização com as condutas clínicas da chegada do paciente ao seu tratamento e a remissão de diversas doenças”, completa.
O coordenador do curso, Carlos Alberto da Cruz Jr., explica que a Clínica se posiciona como um centro de pesquisa de diversas áreas. “Aprimorando a infraestrutura do centro de pesquisa multidisciplinar, o ambiente de aprendizado se fortalece, permitindo uma maior integração da comunidade com as atividades de capacitação dos estudantes, especificamente para diagnóstico, clínica e cirurgia de animais de companhia”, afirma.
Serviço: 
Abertura da Clínica Escola de Medicina Veterinária
Data: 29/11/2023
Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Agendamentos: (61) 3966-1400

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui