Chico comemora mais uma vez aprovação do Risco de Vida em plenário

0
14

Da tribuna da Câmara, durante a sessão ordinária de hoje (20), o deputado Chico Vigilante, líder do Bloco PT/PRB, comemorou mais uma vez a aprovação do projeto de lei nº1033/2000 que institui o risco de vida, um adicional de 30% sobre o salário dos vigilantes por periculosidade. A matéria foi aprovada no dia 13 deste mês com muita festa e comemoração na galeria da Câmara dos Deputados, lotadas de vigilantes e representantes da categoria.

Chico explicou todo o trâmite do PL 1033/200 de autoria da deputada Vanessa Grazziotim (PCdoB/AM) que foi ao Senado onde sofreu uma modificação acordada, e no ano passado retornou à Câmara Federal, onde com muito empenho do deputado junto aos parlamentares da Câmara Federal, o projeto tramitou em todas as comissões e foi a plenário. A primeira vez não passou por conta de uma manobra de última hora, mas no último dia 13 o PL foi colocado em pauta pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT/RS), e com muita costura com os líderes, a matéria finalmente foi aprovada.

Chico Vigilante mais uma vez agradeceu ao presidente do Senado, José Sarney  (PMDB/AP). O deputado esteve no Senado na última quarta-feira (14), para agradecer  pessoalmente a José Sarney, no gabinete da Presidência e também ao senador Eunício Oliveira, que ajudou na tramitação do PL no Senado e também na Câmara.

O deputado também citou outros senadores que, segundo ele, foram determinantes para a tramitação da medida no Senado. Caso do petista Paulo Paim (RS), que será homenageado pela categoria. Segundo Chico, Paim que foi relator do projeto na Comissão de Assuntos Sociais, foi um baluarte na tramitação do Risco de Vida no Senado.

Uma reunião com a equipe técnica da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, foi agendada para esta semana, por solicitação de Vigilante. A ministra ligou para Chico depois das 20h de sexta-feira, do Palácio do Planalto, retornando a uma ligação do deputado. Segundo Gleisi, depois de discutidos todos os pontos com a equipe técnica, será vez de ela participar da reunião de par de todos os detalhes, com Chico Vigilante, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Vigilância (CNTV) José Boaventura, e o presidente do Sindicato dos Vigilante no DF, Jervalino Bispo, para tratar da sanção da lei. “Tenho certeza absoluta que o projeto será sancionado pela presidenta Dilma”, afirmou Chico Vigilante.

 

Ligação do presidente da República

Pouco tempo depois do pronunciamento em plenário, por volta das 16 h, o deputado Chico Vigilante recebeu uma ligação do presidente em exercício da República do Brasil, deputado e presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. “Ele me ligou para falar da importância de ter pautado o Projeto de Lei nº1033/200 que cria o Risco de Vida”, falou Chico.

Segundo Chico, depois de agradecer a Marco Maia pelo gesto e sensibilidade com a categoria, em nome também do presidente da Confederação (CNTV), José Boaventura, do presidente do Sindicato do DF, Jervalino Bispo, e de todos os que lutaram pela aprovação do auxílio periculosidade para os vigilantes, ele adiantou ao presidente que representantes da categoria vai a Porto Alegre fazer um ato de agradecimento formal para ele e também buscar o seu apoio, mais uma vez, para atuar junto à presidenta Dilma Rousseff para sancionar o projeto.

“Eu faço questão de registrar este telefonema porque não é todo dia que um humilde deputado distrital recebe uma ligação do presidente da República. Este foi um telefonema da mais alta importância para mim e para todos os vigilantes do Brasil”, ressaltou Chico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui