Chico Vigilante cobra debate sobre violência e menores infratores

Veja o discurso do deputado distrital Chico Vigilante na Câmara Legislativa do Distrito Federal:

vigilante10

Na abertura dos trabalhos do Plenário da Câmara Legislativa, nesta terça-feira (04-02-2014), aproveitei para pontuar alguns assuntos que são de extrema importância para a sociedade do Distrito Federal e brasileira.

 

O primeiro ponto é a minha satisfação em ver empoçado pela presidenta Dilma Rousseff, como ministro-chefe da Casa Civil, o senador Aloísio Mercadante. Uma das pessoas mais competentes para o cargo e que conheci quando ainda fazia a assessoria da CUT (Central Única dos Trabalhadores). Filho de militar, ainda jovem, ele escolheu a Esquerda, por acreditar em uma sociedade melhor.

 

A ministra Gleise Hoffmann fez uma gestão muito boa, mas a presidenta não poderia ter feito substituição melhor. Tenho grandes expectativas que com a chegada do senador Mercadante a Casa Civil, enfim, seja aprovado o Estatuto da Segurança Privada. Hoje são mais de 2 milhões de vigilantes e esse número deve ser muito maior ainda, pois muitos deles ainda estão na ilegalidade.

 

O segundo assunto e a segurança pública do Distrito Federal. Eu vi um catedrático falando a um canal de televisão que a escalada da violência ocorre há pelo menos 11 anos. Esse é o resultado da política desastrosa que causou o inchaço que hoje existe no Distrito Federal. A coisa já estava ruim era questão de tempo para explodir e poderia ser no governo de qualquer um. Essa é a implosão do sonho de Dom Bosco.

 

O que precisamos agora é darmos as mãos e devolvermos à população do DF a sensação de segurança.

 

Não podemos continuar assistindo a esse quadro de bandidos usando menores para chefiarem quadrilhas e assumir os crimes cometidos. Temos que criar um mecanismo em que os menores paguem por seus atos.

 

Hoje no momento em que eles são apreendidos, porque não pode falar nem que foram presos, saem gargalhando porque vão passar 45 dias descansando e em seguida estão livres novamente.

Lembro ainda que a polícia do Distrito Federal é a melhor do Brasil. Aqui 90% dos casos de investigação são resolvidos, os bandidos são presos e mandados à justiça para serem julgados. Enquanto isso em outros estados é apenas 40%.

 

Dizia-se antes que a melhor polícia do País era a Brigada Municipal do Rio Grande do Sul, mas a melhor é a do DF.

 

Não dá para assistir a maneira como os criminosos são apreendidos impunemente, a população precisa discutir esse assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui