Cinco motivos para ficar atento na hora de dividir apartamento

    0
    5

     

    Dividir apartamento é uma boa opção para quem quer começar uma vida nova na mesma cidade ou mesmo em outra. Pode ser por questões econômicas, por praticidade ou, ainda, para conhecer o lugar  antes de escolher um espaço só seu. No entanto, muita gente fica preocupada na hora de escolher seus futuros colegas de residência, e com todo o direito, já que segurança é fundamental.

    Cada caso é um caso, mas algumas coisas devem acionar o seu botão de alerta interno. Fique atento a casos desses tipos e confira as dicas do EasyQuarto – site especializado no aluguel de quartos e vagas:

    • A vaga é oferecida por um preço muito baixo em áreas nobres ou em apartamentos luxuosos. Questione exatamente o porquê da barganha com bastante cuidado e diplomacia. Pode até ser verdade, a pessoa pode estar no desespero, mas, como se diz por aí “quando a esmola é demais o santo desconfia”
    • A pessoa insiste em fechar negócio antes mesmo de você visitar o imóvel. Geralmente, quem está oferecendo vaga é bem precavido na hora de aceitar novos moradores em sua residência. Ele também quer que você fique por um tempo razoável e, sem ver o local, uma decepção pode acontecer fácil. Desconfie de muita pressa.
    • A pessoa pede um pagamento adiantado, geralmente via empresas de transferência internacional, como Western Union ou MoneyGram. Você paga o valor pedido e nunca mais vê nem a pessoa nem o dinheiro. Este é um golpe bastante conhecido e difícil de ser rastreado, por conta do tipo de negócio dessas empresas.
    • Eles mandam um cheque para pagar um possível adiantamento solicitado por você, como forma de garantir a vaga, mas em valor mais alto. Contam que houve um engano e pedem para que a diferença seja devolvida para eles antes mesmo do seu cheque ser validado por seu banco. Outro golpe famoso, em que o cheque enviado é falso e você fica sem o dinheiro, além de ter que se explicar sobre a procedência do cheque.
    • O valor do aluguel é muito baixo, quem oferece é homem solteiro e pede apenas mulheres bonitas e jovens. Bastante cuidado com esse tipo de anúncio e outras versões do tipo, pois possivelmente há segundas intenções (e terceiras) na história. Beleza não é pré-requisito a ser solicitado na hora de alugar vaga.

     

    A dica para evitar cair nesse tipo de situação é se precaver e checar tudo antes de fechar contrato para dividir apartamento. Peça fotocópia de documentos e, pelo menos, um original, atestado de antecedentes criminais, e confirme referências pessoais e profissionais. De um modo geral (não apenas mulheres), evite visitar o imóvel sozinho sempre que possível.

     

    Se desconfiar de golpe eletrônico, acione a Polícia Federal (por meio do e-mail crime.internet@dpf.gov) e o veículo onde encontrou a vaga – no caso do Easy Quarto (www.easyquarto.com.br), é possível marcar o anúncio com um flag, sinalizando que este não parece confiável.

     

    “Quando recebemos um flag, procuramos investigar o assunto imediatamente”, explica Dennis Volkmann, gerente responsável pelo EasyQuarto no Brasil. “Dependendo do que for apurado, o anúncio pode ser simplesmente removido do site ou denunciado à polícia”.

     

    Outras informações sobre golpes eletrônicos, hackers, vírus, spams, entre outros, estão disponíveis no site do Serasa: http://www.serasa.com.br/guiainternet/index.htm

     

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui