Ciro Gomes: Lula não é Deus e Zé Dirceu aloprou

0
10

 

247 – Ciro Gomes decidiu partir para o ataque. E, desta vez, tendo como alvo o ex-presidente Lula, o ex-ministro José Dirceu e o PT. Em entrevista ao Estado de S. Paulo (leia aqui), ele afirmou que Lula “deveria saber que não é Deus”. E também criticou o ex-presidente por ter se aliado a Paulo Maluf, em São Paulo. Sobre José Dirceu, ele faria parte dos petistas que “alopraram”. João Paulo Cunha, segundo Ciro, sairá direto da Câmara dos Deputados para a cadeia.

Ciro também se referiu ao mensalão, muito embora Marcio Lacerda, que coordenou sua campanha presidencial em 2002, e hoje concorre à prefeitura de Belo Horizonte, tenha sacado R$ 1,3 milhão do valerioduto para quitar as dívidas deixadas por Ciro – graças a esse acerto, Ciro apoiou Lula no segundo turno em 2002.

Sobre a disputa em Fortaleza, onde o candidato do PT, Elmano de Freitas, lidera as pesquisas, à frente de Roberto Claudio, do PSB, partido de Ciro, o entrevistado afirma que o petista simplesmente “não existe”. Confira alguns trechos:

Sobre Lula

Não deveria remanescer nenhuma dúvida, especialmente no Lula, de que ele não é Deus. Ele é um grande quadro político, que tem merecidamente o reconhecimento e o carinho da população brasileira. Mas acho que ele mesmo está malversando isso. Faltam amigos verdadeiros perto dele para dizer que um certo recato guardaria melhor a grande memória que ele merece do povo brasileiro. De mim, inclusive.

Lula e Maluf

A questão do Lula com o Maluf não é a questão da aliança. É o despudor, a falta de humildade para explicar aquela contradição para a população. Tem um candidato jovem, eu preciso de tempo de televisão para apresentá-lo e, aqui em São Paulo, o tempo de televisão disponível quem tem é o PP. Vamos conversar aqui com os aliados para compreender que tem uma história de antagonismo com o Maluf. Tudo isso embalado assim é diferente de o cara dizer: porque eu sou Deus e faço o que eu quiser. E vocês baixem a cabeça. Aqui no Ceará não tem isso.

Campanha em Fortaleza

O candidato do PT [Elmano de Freitas, que lidera as pesquisas] aqui não existe. O que existe aqui é o Lula, 24 horas por dia no rádio e na televisão. Não somos só nós do PSB. O Inácio Arruda é senador do PC do B, está na base do governo Dilma e apoiou o Lula a vida inteira. Ele merecia um pouquinho mais de consideração. O PDT que está na base do governo Dilma também tem candidato. Não estou falando de mim. Eu me garanto. Se eu tiver medo do Lula aqui, está na hora de sair da política.

Existiu mensalão?

Mensalão como tal, com suposta mesada, acho que não. Agora está demonstrado que houve tráfico de influência, dinheiro ilegal. Isso é óbvio. Na época, eu defendia o Lula, fiz parte da coordenação, estava muito claro já que tinha havido coisa grave ali.

José Dirceu

Acho que ele é um dos petistas que alopraram. São muitos petistas que perdem a noção completamente. Acho que ele continua sem nenhum recato. O João Paulo saiu pela porta dos fundos da Câmara para escapulir de uma cassação. E aí volta e vai para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, de onde vai sair direto para a cadeia. Mas eu conheço um PT muito sério, muito decente, que é o PT do José Eduardo Cardozo, é um cara exemplarmente correto. A Dilma é uma pessoa muito correta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui