A partir das eleições de 2022 tendem a desaparecer Psol, PCdoB, Rede etc
A redução de partidos, provocada pela “cláusula de desempenho” (ou “de barreira”) forçará o retorno ao PT dos “puxadinhos” criados por ex-petistas desgarrados, por opção ou expulsão. As negociações já começaram, mas antigos petistas – hoje no Psol, Rede, PCdoB, PSTU, PV etc – exigem o PT mude de nome, para “virar página” e tentar deixar para trás os escândalos de corrupção dos governos petistas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Os partidos que não atingirem a cláusula de desempenho ficarão sem tempo na TV e perdem o dinheiro fácil dos fundos Partidário e Eleitoral.
A avaliação dos dirigentes partidários de esquerda é que não dá para voltar sem dar ao PT uma nova aparência, mais moderna e mais limpa.
Grande preocupação de ex-petistas é a herança maldita de escândalos que inspiraram a Lava Jato e levaram à prisão seu principal líder: Lula.
A estimativa é que, após a eleição, hoje, haverá redução de 35 para 18 partidos, e em 2022 o fim das coligações diminuirá ainda mais, para 8.
Fonte: Diário do Poder