CODEPLAN COMEMORA 32 ANOS DE INAUGURAÇÃO DO EDIFÍCIO-SEDE; DISCURSO DO PRESIDENTE MOSTRA NOVOS RUMOS

3
4

Durante evento realizado na manhã desta terça-feira (5) em frente ao edifício-sede da Codeplan, o presidente Miguel Lucena fez pronunciamento histórico. Confira:

“Comemoramos hoje os 32 anos de inauguração do edifício-sede da Companhia de Planejamento do Distrito Federal, que nasceu Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central, e aproveitamos para homenagear pessoas que, no passado e presente, contribuíram e contribuem para o engrandecimento da Instituição.

Alguém pode até questionar se há motivos para a realização deste evento, diante da hecatombe que se abateu sobre a Codeplan nos últimos anos. E eu digo que, mesmo sob os escombros, nunca é tarde para se festejar a esperança.

Confiamos nas mudanças e nas pessoas. Se o caminho está pontilhado por erros, chegou o momento de limpar a área, preparar o terreno, plantar bons frutos e apostar numa colheita de realizações à altura da população do Distrito Federal.

Iniciamos a gestão, a 18 de janeiro deste ano, anunciando que a Codeplan retomaria sua missão original de planejar e pesquisar, produzindo conhecimentos para que o Governo tomasse as melhores decisões em benefício da sociedade.

É o que estamos fazendo: retomamos a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios, a ser concluída até o final deste ano nas 30 regiões administrativas do DF, e a Pesquisa de Emprego e Desemprego, em parceria com a Secretaria de Trabalho, além de auxiliarmos na unificação dos cadastros dos programas sociais dos governos Federal e Distrital, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Estão em curso também parcerias com a Secretaria de Assuntos Estratégicos, Terracap e Banco de Brasília.

A Codeplan realizou, recentemente, seminário regional sobre o desenvolvimento do entorno do Distrito Federal e realizará, em junho, seminário internacional sobre as metas do milênio e o combate à miséria, o que representa, portanto, a volta da companhia como protagonista de políticas de desenvolvimento para a região.

Vamos desenvolver o geoprocessamento de informações da administração pública com a implantação de um sistema informativo, homogêneo, de governança de políticas públicas do entorno, apoiando o GDF e as prefeituras da RIDE na tomada de decisões sobre diversos temas impactantes na região.

Iniciamos também a gestão reunindo os empregados e mostrando, de forma transparente, as medidas a serem tomadas, especialmente a valorização dos profissionais de carreira.

Queremos que todos labutem num ambiente saudável, de respeito nos relacionamentos humanos.

Disse e repito: se depender do meu estilo, da minha vontade, determinação e consciência, a Codeplan jamais reviverá o tempo dos chefetes que governavam com o dinheiro na mão e o chicote na outra!

Começamos também a contrariar grandes interesses, suspendendo dois editais de licitação para projetos de Parcerias Público-Privadas voltados para as garagens subterrâneas e a iluminação do Distrito Federal, importando em R$ 1,5 bilhão, e não somos ingênuos de acreditar que retaliações não estejam a caminho.

O recado, porém, foi dado pela imprensa: medo é manha e cara feia é safadeza; podem vir quentes, que nós estamos fervendo!

A reconstrução da Codeplan não depende apenas dos esforços desta nova Diretoria. Depende da ação e dedicação de cada colaborador, que deve estar imbuído da vontade de mudar.

Vamos nos fixar nos bons exemplos, que existem aos montes, e tenhamos os maus apenas como modelos que não devem ser seguidos ou imitados.

Façamos o novo caminho da Codeplan seguindo as condutas exemplares do passado, como os amigos e colaboradores que hoje são homenageados, os que se fazem presentes e os que já se encontram em outro plano, construindo um presente de decência e planificando a estrada para que os nossos sucessores possam olhar para trás e dizer que a dignidade passou por aqui.

Amigos de luta e de fé,

Podem contar com a nova CODEPLAN.

Muito obrigado.”

Miguel Lucena

Presidente da Codeplan

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui