Colaboradores da Ortopedia do HRSM participam de treinamento

 

Treinamento foi voltado para condutas frente à parada cardiorrespiratória e tempo de resposta rápida

Jurana Lopes

Nesta segunda-feira (18), uma parte da equipe de Ortopedia do Hospital Regional de Santa Maria passou por treinamento e capacitação acerca da atuação frente à parada cardiorrespiratória (PCR) e treinamento de acionamento ao time de resposta rápida (TRR). A equipe foi divida em quatro turmas e a capacitação ocorrerá até o dia 21 no Centro de Simulação Realística do HRSM.

“O objetivo é qualificar toda a equipe profissional para que ela esteja preparada para agir em situações que podem ocorrer durante a internação. Muitos pacientes evoluem para uma piora dentro das enfermarias e todos devem estar qualificados e preparados para agir sem a equipe ficar deslocada”, explica a chefe do Serviço de Ortopedia do HRSM, Rayanne Lopes.

Quem ministrou a capacitação foi o enfermeiro e tenente do Corpo de Bombeiros Militar do DF, Pablo Ribeiro, convidado para dar aula para uma das turmas. Durante o treinamento, ele orientou sobre tempo que deve ser utilizado para iniciar e finalizar cada conduta de atendimento. Além disso, discutiu protocolos de atendimento e colocou os colaboradores para simularem situações que podem ocorrer durante o dia a dia.

No final, todos foram para dentro da sala de treinamento e simularam uma situação hipotética de um paciente internado com uma fratura no fêmur se queixando de dor no peito e falta de ar. A equipe utilizou dos recursos e das orientações repassadas no treinamento para atuar no caso.

“Este é um momento para ver o que você pode fazer além por cada paciente e melhorar ainda mais o serviço de todos. Por isso, é necessário e importante estar sempre estudando e se atualizando”, destacou Ribeiro.

O fisioterapeuta e educador permanente da Diretoria de Ensino, Pesquisa e Inovação (DIEP), Paulo Porto, estava presente no treinamento e vai ministrar a capacitação para as outras turmas. Segundo ele, todas as equipes devem estar preparadas para enfrentar adversidades em situações que podem ocorrer diariamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui