Coluna do Celso Bianchi

    0
    22


     

    Nos Bastidores da Política é um Quadro semanal e traz para os ouvintes, leitores e eleitores as particularidades e as informações ocultas do Poder. O Quadro vai ao ar todas as terças-feiras das 6:00 às 8h da manhã na Nativa FM 104,1 e das 8:05 às 8:25 na Paranoá FM 98,1.

     

    Apresentação: Celson Bianchi- A Voz da Verdade

     

     110 anos de JK

     

    Amanhã serão comemorados os 110 anos de nascimento do presidente Juscelino Kubitschek, em solenidade que será realizada no Memorial, ao lado da praça do cruzeiro.  O convite para a solenidade vem do Governador Agnelo Queiroz e da presidenta do Memorial Anna Christina Kubitschek.Na ocasião será realizada uma mesa redonda de debates com o tema: da missão cruls até JK, o relançamento da primeira edição da Revista Brasília, e a assinatura de parceria entre o arquivo público e o Memorial, que, ao final, irá lançar o seu novo site, com muitas novidades.  O endereço é www.memorialjk.org.br

     

     

    Agnelo  autoriza concurso para 90 vagas          

     

    O governador Agnelo Queiroz (PT) autorizou a realização de concurso público para as secretarias de Transparência e Controle, Planejamento e Orçamento, e da Fazenda. Ao todo, deverão ser preenchidas 90 oportunidades. 

     

    Segundo o texto publicado na edição de ontem (10), do Diário Oficial do Distrito Federal, estão previstas vagas de auditor e inspetor para as três secretarias, sendo 20 auditores e dez inspetores para cada pasta.

     

     

    E a culpa é de quem?

     

    Em entrevista ao Blog do Cafezinho, o conselheiro do Tribunal de Contas do DF, Renato Rainha, fez uma crítica velada aos distritais que criticaram a rigidez do TCDF sobre a licitação dos transportes. Segundo Rainha, os parlamentares criticaram o Tribunal porque não receberam o devido esclarecimento. E seguiu deu sua espetada: “Tenho certeza que, caso os nobres parlamentares tivessem pleno conhecimento dos fatos, as críticas seriam feitas ao Poder Executivo e não ao Tribunal”, disse, com uma dose de ironia.  

     

    Números alarmantes

     

    Aumentou o número de assaltos a ônibus dos chamados corujões, segundo informou a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). Foram 684 ocorrências no primeiro semestre deste ano. De acordo com uma pesquisa feita pela SSP, 99,1% das abordagens em ônibus foram feitas a pé. Normalmente os criminosos não agem sozinhos. A SSP informa que 56,9% dos crimes foram praticados por dois autores, e 18,7% por três. Desse jeito nem a Força Nacional vai resolver.

     

    Dinheiro retorna aos cofres públicos

     

    O ex-deputado federal Wigberto Tartuce, conhecido como Wigão, terá que devolver R$ 648.960,00 aos cofres públicos. O dinheiro refere-se à época em que Wigão era secretário de Trabalho e junto com a Cooperativa de Educadores (COPEDE) deveria ter realizado cursos de qualificação a trabalhadores subempregados ou desempregados. Denúncias encaminhadas a justiça dão conta que os trabalhadores não foram treinados pela COPEDE. Eles negam. A decisão de manter a condenação foi unânime, não cabe mais recurso de mérito no TJDF. 

     

    Queridinha de Roriz

     

    Pelas especulações na imprensa, Joaquim Roriz já tem um nome certo para 2014: a de sua filha Liliane Roriz, do PSD. Apesar de algumas pessoas chegarem a sugerir o nome da outra filha, a Jaqueline, o ex-governador deve mesmo apostar suas fichas na distrital.

     

    Atendimento à mulher 24 horas

     

    A deputada distrital Arlete Sampaio (PT) vai sugerir ao governo do Distrito Federal que estenda o atendimento nos núcleos de atendimento à mulher, presentes nas 31 delegacias do DF, para 24 horas. A distrital propõe isso depois de constatar que os casos de violência contra a mulher aumentam aos finais de semana e durante a noite. Atualmente, os núcleos de atendimento  só funcionam de 8h às 19, numa rotina burocrática que não resolve os problemas por elas enfrentados.

     

     Em favor da população

     

     Uma proposta de lei do deputado Agaciel Maia (PTC) pode causar polêmica caso seja sancionada pelo governo do Distrito Federal. O distrital apresentou um projeto alterando a Lei nº 4.011/2007 que extinguiu o Sistema de Transporte Alternativo (STPA) e substituiu as vans por micro-ônibus. Maia sustentou que as empresas de vans podem atender a demanda de passageiros do DF. E é evidente a necessidade de arrumar outra alternativa para transporte público. Será que a  população apoiaria a volta das vans? 

     

    Novos nomes para a presidência da CLDF

     

     Patrício, Wasny, Alírio e Arlete. Estes são os principais nomes para  a presidência da Câmara Legislativa. Mas há quem acredite que possa surgir ainda o nome do delegado aposentado, Dr.Michel. Que já mostrou trabalho como vice-presidente na atual legislatura. Outro nome que também não é descartado é do campeão de votos Rôney Nemer, que já falou aos quatros cantos que seu sonho é o TCDF. Até o dia da eleição vamos ver quem vai sobrar.

     

    Na calada da noite

     

    Segundo reportagem do Jornalista Elton Santos do Blog Rádio Corredor, a Secretaria de Meio Ambiente firmou um contrato de R$ 580 mil com a empresa JB Propaganda e Marketing LTDA para montar um estande de apresentação do Distrito Federal na Rio+20. Entretanto, o contrato foi firmado com inexigibilidade de licitação. Isso contraria a Lei 8.666 (Lei de Licitações) que define como inexigível uma licitação quando houver inviabilidade de competição. A lei diz ainda “que é vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação”, justamente o propósito do contrato no Rio.

     

     Servidores do GDF indignados

     

    Centenas de servidores do GDF estão indignados com alguns setores da imprensa. Tudo porque ao noticiarem o caso do servidor comissionado que pegou o carro oficial para descansar no feriado em terras do Goiás, simplesmente omitiram o fato do mesmo não ser de carreira e sim nomeado. Alguns chegaram a defender a divulgação do nome do político que o indicou para o cargo. Com a palavra o Governo do Distrito Federal e alguns órgãos da nossa imprensa.  

     

    Polêmica à vista

     

    Os deputados Washington Mesquita e Chico Vigilante querem que o nome Taguaparque mude sua denominação para Renascidos em Pentecostes. O PL nº 954/2012 já foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e agora será encaminhado para Comissão de Constituição e Justiça. Mas o maior obstáculo que a PL vai enfrentar é a do experiente Benedito Domingos, totalmente contra a proposta. Segundo o distrital, foi a própria sociedade de Taguatinga que aprovou o nome. Quer dizer que querem mudar o nome contra a própria vontade dos moradores da cidade. Assim não dá!

     

    Políticas públicas de verdade para nossos adolescentes

     

    Mais uma morte no CAJE este final de semana pode levar o governador Agnelo Queiroz a rever os rumos da pasta que comanda as políticas para as crianças e os adolescentes no DF. Afinal a população vem se perguntando se o CAJE deve ser instrumento de resgate dos adolescentes em conflito com a lei ou casa de passagem para o além? Em casos como estes não basta tirar o sofá da sala, ou será implodir o CAJE. 

     

    Frase da Semana: Obrigado JK, sem sua capacidade empreendedora e sua liderança política não estaríamos nesta cidade maravilhosa que é Brasília. Que todos se lembrem disto.

     

     

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui