Comandante do Corpo de Bombeiros cancela depoimento na CLDF

5
12

Convocado para prestar esclarecimentos na Comissão de Segurança da Câmara Legislativa, na tarde desta quarta-feira (25), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do DF, coronel Márcio de Souza Matos, encaminhou ofício solicitando a marcação de uma nova data. A justificativa foi a tragédia ocorrida no Lago Paranoá, na noite do último domingo (22). Uma nova data vai ser marcada ainda essa semana. A convocação foi uma  inciativa do presidente da Comissão, deputado Aylton Gomes (PR), motivada por denúncias de bombeiros militares sobre o possível fim dos Programas Comunitários e o tratamento desrespeitoso dado a tropa.

Desde fevereiro deste ano, dos 150 militares que prestavam serviço à comunidade, 100 já foram remanejados. A justificativa do comando é a falta de contingente, fato que o deputado contesta. “Não são cem militares que vão suprir a carência que há na tropa. A solução é um novo concurso público, como vai acontecer em breve. Além disso, existem inúmeros bombeiros cedidos para outros órgãos como a Polícia Civil”.

Outras denúncias foram encaminhadas ao gabinete do parlamentar via e-mail, como uma mensagem postada na comunidade Bombeiros DF, do site de relacionamentos Orkut, em que um militar relata a forma que o comando se refere aos programas comunitários: “O coronel Márcio Matos disse, com palavrões, que odeia esses projetos e que esse negócio de bombeiro ficar fazendo massagem em pé de idoso vai acabar”.  Segundo o denunciante, que preferiu não se identificar, Matos teria ainda utilizado palavrões para se dirigir à tropa e ridicularizado o serviço prestado à comunidade

* Os Programas Comunitários do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) representam hoje uma significativa responsabilidade por mudanças nas vidas de milhares de pessoas. O Programa abrange mais de 30 atividades diferentes nos quartéis para a comunidade, de forma gratuita, contribuindo para o desenvolvimento do ser humano enquanto cidadão, para saúde pública e para o bem estar social da comunidade. O cuidado com a criança, o adolescente e o idoso reflete na diminuição da violência e no aumento da qualidade de vida local. Entre os principais programas estão o Bombeiro Amigo, Bombeiro Mirim, Caminhando com a saúde e o Programa de aleitamento materno, que é referência nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui