Brasília lidera o ranking de denúncias, segundo o autor da proposta de investigação, deputado Rodrigo Delmasso (PTN)
Dez deputados distritais já assinaram requerimento para criação de uma Comissão Especial para apurar a prática de pedofilia no Distrito Federal. O requerimento já foi protocolizado na Câmara Legislativa, que deve instalar a comissão no início de fevereiro.
O DF é a quarta unidade da federação em crimes de pedofilia. E liderou o ranking de denúncias em 2012 e 2013, por meio do telefone do Governo Federal para denúncias. Para o autor do requerimento da comissão, o deputado Rodrigo Delmasso (PTN), esses dados já justificam a necessidade de uma ampla investigação sobre o tema. “Temos que fazer um mapa do problema, identificar porque ainda há tanta impunidade e, ao mesmo tempo, oferecer informações para a sociedade sobre esse tipo de crime, que pode estar mais perto do que se imagina”, explica o deputado.
A ideia é apurar casos já apresentados pela imprensa e ouvir autoridades, parentes de vítimas e representantes de entidades de defesa da criança e do adolescente. A proposta é baseada no artigo 227 da Constituição Federal, que é claro ao dizer que é prioridade absoluta do Estado assegurar os direitos dos menores de idade.
O requerimento que pede a criação da Comissão Especial foi assinado pelos deputados Agaciel Maia (PTC), Celina Leão (PDT), Juarezão (PRTB), Júlio César (PRB), Liliane Roriz (PRTB), Lira (PHS), Luzia de Paula (PEN), Renato Andrade (PR), Rodrigo Delmasso (PTN) E Telma Rufino (PPL).
Fonte: Donny Silva