COMUNICADO DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE BRASÍLIA

cabecalhobancario.jpg

Sindicato promove dias 1º e 2 de julho congressos distritais do BB e da Caixa.
Veja calendário da Campanha

Dentro do processo de preparação para a Campanha Nacional 2011, além da consulta à categoria para saber quais devem ser as prioridades para este ano, encerrada na última sexta-feira, já estão definidas as datas dos encontros regionais e nacionais para a discussão e deliberação das pautas geral e específicas a serem entregues aos bancos (veja calendário abaixo).

Em Brasília, o Sindicato promove nos próximos dias 1º e 2 de julho (sexta e sábado) os congressos distritais do Banco do Brasil e da Caixa (veja programação logo abaixo), uma semana antes dos congressos nacionais dos dois bancos públicos federais, que serão realizados pela Contraf-CUT, em São Paulo. Já nos dias 12, 19 e 23 de julho, acontece o 7º Congresso dos Bancários de Brasília. E no dia 25 de julho, o Sindicato promove o Seminário dos Trabalhadores em Cooperativas e Financeiras.

“O momento agora é de mobilização. Os bancários devem ficar atentos ao calendário, conversar com os colegas e levar para os fóruns próprios de discussão as demandas da categoria. A exemplo dos anos anteriores, o objetivo é construir a Campanha 2011 com a participação de todos, de forma bastante democrática”, explica o presidente do Sindicato, Rodrigo Britto.

Programação dos congressos distritais BB e Caixa

Dia 1º de julho

19h30 às 21h30 – Abertura conjunta, seguida de painel sobre conjuntura e bancos públicos

Dia 2

Programação temática comum, com discussões em separado:

9h – Café

9h30 – Saúde

10h45 – Previdência

12h – Remuneração e condições de trabalho

14h – Assembleia, com a escolha de delegados

Encontros nacionais

A 13ª Conferência Nacional dos Bancários, marcada para os dias 29, 30 e 31 de julho também em São Paulo, focará os quatro grandes temas da Campanha definidos pelo Comando Nacional: emprego e remuneração, saúde do trabalhador e condições de trabalho, segurança bancária e sistema financeiro nacional.

No caso do Banco do Brasil, os temas centrais de discussão nos congressos distrital e nacional vão girar em torno de remuneração e jornada (piso e interstícios da carreira, pontuação da carreira de mérito, jornada de seis horas para comissionados); saúde (Cassi, Brasil Dental, Fusesc, Economus); segurança bancária; previdência (Planos 1 e Futuro, Fusesc, Economus, Prev BEP); banco público (internacionalização, metas de produtos bancários, terceirização e correspondentes bancários).

Na Caixa, os pontos do temário do 27º Conecef são: organização do movimento, saúde do trabalhador, condições de trabalho, Saúde Caixa, Funcef/Aposentados, segurança bancária, correspondente bancário, jornada de trabalho, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), conselheiro representante e isonomia de direitos entre novos e antigos empregados, entre outros assuntos.
Nos próximos boletins e no site do Sindicato, mais informações sobre a organização dos congressos.

Calendário de mobilização

1º e 2 de julho
Congressos distritais do BB e da Caixa

9 e 10 de julho