CONSENSO EM TORNO DO CÓDIGO FLORESTAL ESTÁ CADA VEZ MAIS PRÓXIMO, DIZ MOREIRA MENDES

Um consenso para a aprovação do novo Código Florestal no Congresso Nacional parece cada vez mais próximo. O sinal mais positivo nesse sentido foi dado pelo presidente da República em exercício Michel Temer, que reuniu recentemente no Palácio do Planalto as lideranças ambientalistas e do setor produtivo de alimentos para discutir os pontos divergentes e propor alternativas ao texto do relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

O deputado Moreira Mendes (PPS-RO), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, foi um dos convidados para a reunião, e considerou o encontro bastante positivo. “O vice-presidente Michel Temer demonstrou claramente que esta é uma manifesta do governo, de entrar na discussão do novo Código Florestal. Tivemos uma conversa franca e aberta, e chegamos à conclusão de que os pontos de divergência hoje são muito poucos, menos de 3% do total do texto do deputado Aldo rebelo. Isso é um ponto muito positivo”, declarou.

Moreira Mendes afirmou ainda que a bancada produtora de alimentos cobrou uma posição firme do governo federal para que a base aliada faça um grande esforço para votar a matéria no Plenário da Câmara. “Nós nunca tivemos a vaidade de dizer que o texto está pronto. Sempre tivemos ouvidos para ouvir o outro lado. Tudo que vier para aperfeiçoar, nós estaremos ajustando ao texto do relator. Sem dúvida, a participação do governo vai ajudar muito, porque o governo já determinou aos ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário que encontrem um uma solução para o problema”.

Código rondoniense

O deputado disse que vê com bons olhos a iniciativa da Assembleia Legislativa de Rondônia de propor a criação de um código ambiental estadual. “A nossa Assembleia está de parabéns. Tem que enfrentar mesmo essa questão. E onde eu puder contribuir, estarei à disposição para ajudar na construção desse código ambiental, porque ele é mais amplo até que as proposta de um código florestal”, frisou. Para Segundo ele, é inadmissível que apenas uma lei federal regule a questão ambiental num país tão grande como o Brasil. “A Assembleia está cumprindo seu papel, não só porque está na Constituição, de forma muito clara, que a legislação ambiental é concorrente entre União, Estados e Municípios, mas porque tem dado uma demonstração verdadeiramente ativa de que quer participar do processo. A Assembleia está sintonizada com este problema do produtor e quer ajudar a encontrar uma solução”.

Páscoa

Moreira Mendes deixou uma mensagem especial aos rondonienses pela passagem da Semana Santa e da Páscoa. “Páscoa lembra a ressurreição. É sempre um motivo de renovação, de reflexão, de projetar algo mais positivo, mais cristão, mais família. Quero aproveitar para desejar a todos os rondonienses uma feliz Páscoa. Que todos tenham muita alegria junto de suas famílias, e comemorem em Cristo esse momento tão importante da vida”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui