MAIS
    HomeDistrito FederalConversa com Eles’ inicia nova etapa, após debater violência doméstica com mil...

    Conversa com Eles’ inicia nova etapa, após debater violência doméstica com mil trabalhadores da construção civil em 2024


    Projeto da Secretaria de Justiça e Cidadania, que dialoga com profissionais da área nos canteiros de obras, vai ampliar os debates com o tema sobre a luta contra o racismo

    Após levar conscientização sobre respeito e igualdade de gênero para mil trabalhadores da construção civil em canteiros de obras, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), iniciou na quinta-feira (6) o novo ciclo de 2025 do projeto Conversa com Eles. Mais de 100 trabalhadores da construção civil de uma obra da empresa Villela e Carvalho, no Lago Norte, receberam a iniciativa, que tem como objetivo dialogar sobre a necessidade de eliminação da violência doméstica, com ações de prevenção e combate à violência e orientação sobre a adequada solução de conflitos. A iniciativa conta com a parceria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF).

    Os planos da Sejus para este ano é levar o tema para canteiros de obras maiores. “A ideia é atingir cada vez mais homens sobre a importância de quebrar o ciclo de violência vivido por muitas mulheres. Também queremos levar o Letramento Racial para esses espaços e combater todos os tipos de preconceito”, disse a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. O Letramento Racial é um projeto da Sejus que leva aos órgãos públicos e empresas informações sobre como combater o racismo ainda presente na sociedade.

    Diálogos sobre temas sensíveis como o Conversa com Eles ajudam muitos homens a entender que a violência contra a mulher acontece de diversas outras formas além da agressão física ou sexual. Muitas vezes, esses ataques são psicológicos, quando o marido, por exemplo, grita, ofende e priva a mulher de seus afazeres, ou mesmo por meio da violência patrimonial, quando há o controle pelo homem da mulher de usar seu dinheiro e bens.

    Na avaliação do carpinteiro Evanilson Nunes, 59 anos, o projeto deve ser ampliado, pois traz ensinamentos importantes. “Gostei muito da palestra, porque muitas pessoas não entendem a importância de acabar com a violência contra a mulher. Tem muito homem que precisa aprender a viver que nem gente e não ficar gritando e cantando as mulheres como quiser”, disse o carpinteiro.

    Já Maurício Barbosa de Souza, 40 anos, afirmou que vai conversar sobre os temas da palestra com a esposa assim que chegar em casa, para tentar melhorar cada vez mais a relação. “Fiquei muito feliz pela palestra. Nós devemos nos conscientizar dos nossos erros para acertar daqui para frente”, comentou um dos participantes.

    Direito Delas

    O Conversa com Eles é uma iniciativa dentro do Direito Delas, programa criado pela Sejus para atender mulheres em situação de violência e seus familiares, crianças e adolescentes de 7 anos a 14 anos vítimas de estupro e vítimas de crimes contra a pessoa idosa. O programa oferece atendimento social, psicológico e jurídico.

    Desde novembro de 2023, quando foi criado, o programa Direito Delas já realizou mais de oito mil atendimentos nos seus onze núcleos: Plano Piloto, Ceilândia, Guará, Itapoã, Paranoá, São Sebastião, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Estrutural e Gama.

    LEAVE A REPLY

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Deve ler