CORRUPÇÃO X JORNALISMO

6
11

IMPRENSA
Quando o jornalismo local se enfraquece, a corrupção no governo pode crescer

Em um relatório sobre o futuro da mídia divulgado com atraso, a Comissão Federal de Comunicação (FCC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos recomenda o investimento na reportagem investigativa local, porque “a função de fiscalização do jornalismo está em risco em vários casos”, informou a AP.

Divulgado hoje,  o estudo “Necessidade de Informação das Comunidades” sustenta que, embora a tecnologia digital tenha propiciado um “panorama de notícias e informação mais vibrante do que nunca”, em várias comunidades “há mais veículos, mas menos jornalismo local. Quando há vazios, menos jornalismo local de qualidade pode resultar em menos fiscalização do governo… e mais corrupção”.

Segundo o Editorsweblog, sites de jornalismo hiperlocal como o Patch, do AOL, e o EveryBlock,do MSNBC, estão tentando preencher esse vazio, mas ainda há espaços em comunidades menores e o modelo pode não ser sustentável.

O relatório recomenda, entre outras coisas, que a verba publicitária do governo seja investida em veículos locais, em vez de nacionais. Além disso, sugere-se que sejam feitas reformas tributárias para incentivar doações a organizações de jornalismo sem fins lucrativos, acrescentou o New York Times. Informações da AP.

NOTA DO BLOG: Este fato é constatado no governo do PT no Distrito Federal. Enfraquecer a grande mídia para calar denúncias de ações obscuras de um governo hipócrita. AINDA BEM QUE TEMOS OUTRAS MÍDIAS!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui