CRISTOVAM FAVORITO

ELEIÇÕES 2010 – DISTRITO FEDERAL
Cristovam em vantagem para o Senado

Do Correio Braziliense

A pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto CB Data aponta um amplo favoritismo do senador Cristovam Buarque (PDT) na disputa por uma das duas vagas ao Senado Federal. De acordo com o levantamento, realizado entre 29 e 31 de agosto com 1,1 mil eleitores, o pedetista — que concorre pela coligação Novo Caminho, do candidato ao Governo do Distrito Federal Agnelo Queiroz (PT) — aparece em primeiro lugar na preferência do eleitorado, com 49% das intenções de voto.

Em segundo aparece seu companheiro de chapa, Rodrigo Rollemberg (PSB), com 31% das intenções, seguido por Maria de Lourdes Abadia (PSDB), com 26%, e por Alberto Fraga (DEM), com 10% — a tucana e o democrata concorrem ao Senado pela coligação Esperança Renovada, que tem como candidato ao Palácio do Buriti o ex-governador Joaquim Roriz (PSC). O coordenador da pesquisa, Adriano Cerqueira, ressalta que Rollemberg e Abadia estão tecnicamente empatados na segunda colocação, pois a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais, para cima ou para baixo, e a diferença entre os dois está hoje em cinco pontos.

Além dos quatro mais bem colocados, aparecem com 1% das intenções de voto cada os seguintes candidatos: Chico Sant’Anna (PSol), Milton Tadashi (PTN), Robson (PSTU), Rosana Chaib (PCB) e Gerônimo (PSL). Os candidatos que receberam menos de 0,5% das intenções de voto aparecem na tabela com 0%.

De acordo com Adriano Cerqueira, o levantamento mostra ainda que, no somatório das intenções para primeiro e segundo senador, há um número expressivo de votos ainda não definidos: 57% dos entrevistados se declararam indecisos ou informaram que pretendem votar em branco. “Isso mostra a baixa informação da população em relação ao fato de que, nesta eleição, é preciso votar em dois candidatos ao Senado”, afirmou o coordenador da pesquisa. Outros 21% dos entrevistados disseram que pretendem anular seu voto.

Metodologia
Como em 3 de outubro os eleitores escolherão dois senadores — o DF tem direito a três cadeiras no Senado —, para ter um quadro das intenções de voto o Instituto CB Data formulou perguntas de respostas múltiplas, situação em que mais de uma opção é anotada. Assim, explica o coordenador da pesquisa, André Cerqueira, a soma dos percentuais de todos os candidatos chega a 200%, pois cada entrevistado apontou dois nomes entre a lista apresentada. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do DF sob o número 28640/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 27326/2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui